Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2009

CS da ONU acorda minuta com novas sanções à Coreia do Norte
O Conselho de Segurança (CS) da ONU, junto a Japão e Coreia do Sul, chegou a um acordo sobre a minuta que avalia possíveis novas sanções
CS da ONU acorda minuta com novas sanções à Coreia do Norte
Foto: MidiaCon

Nações Unidas, 10 jun (EFE).- O Conselho de Segurança (CS) da ONU, junto a Japão e Coreia do Sul, chegou a um acordo sobre a minuta que avalia possíveis novas sanções e o reforço das que já existem sobre a Coreia do Norte, após o teste nuclear feito em 25 de maio por Pyongyang.

Segundo disseram hoje à Agência Efe fontes diplomáticas, a Presidência do Conselho de Segurança, que em junho está a cargo da Rússia, convocou uma reunião para abordar o tema a partir das 12h (Brasília), após chegar a um acordo sobre o conteúdo da resolução que analisam há quase duas semanas.

"Agora os países do Conselho têm que avaliar a minuta e decidir", explicaram as fontes, já que na reunião, além dos membros permanentes e com direito a veto do organismo (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China), participam os dez não-permanentes.

O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, tinha indicado na terça-feira que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança já estavam "perto" de alcançar um acordo para aplicar sanções à Coreia do Norte por seu último teste nuclear.

Esses países fecharam na terça-feira a última minuta do projeto de resolução elaborado por EUA e Japão, em que são impostas sanções ao regime comunista de Pyongyang.

"Enviamos a Moscou e estamos satisfeitos que haja um crescente consenso sobre o texto da minuta", disse Churkin na saída de uma reunião com outros membros do principal órgão das Nações Unidas.

Esses países, além de Japão e Coreia do Sul, demoraram quase duas semanas para aproximar suas posições e pactuar uma resposta ao teste nuclear feito em 25 de maio por Pyongyang.

A embaixadora dos EUA perante a ONU, Susan Rice, atribuiu na terça-feira esse atraso à "complexidade" técnica das sanções desejadas.

As potências do Conselho de Segurança desejam enviar uma mensagem clara de rejeição ao Governo de Pyongyang, mas Rússia e China querem ao mesmo tempo evitar que se feche totalmente o possível retorno do regime comunista à mesa de negociação.

A minuta do projeto de resolução condena categoricamente o recente teste nuclear do regime norte-coreano, que foi seguido pelo lançamento de vários mísseis.

Além disso, endurece e amplia as sanções impostas a Pyongyang após o teste nuclear em 2006 e que até o momento nunca foram postas em prática.

Para assegurar seu cumprimento, autoriza a interceptação de navios suspeitos de transportar material proibido para ou da Coreia do Norte.

Pyongyang já advertiu que considerará a interceptação de seus navios como um ato de guerra.

O projeto de resolução também exige ao regime comunista que retorne ao processo negociador iniciado em Pequim em 2003 e paralisado devido a divergências sobre como verificar o arsenal atômico de Pyongyang. EFE

CS da ONU acorda minuta com novas sanções à Coreia do Norte


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES. Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir