Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-06-2009

Aiatolá ordena investigação sobre possível fraude na eleição no Irã
Manifestantes oposicionistas protestam na madrugada desta segunda-feira (15) no centro de Teerã, capital do Irã.
Aiatolá ordena investigação sobre possível fraude na eleição no Irã
Foto: AFP

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, mandou nesta segunda-feira (15) que seja feita uma investigação do resultado das eleições presidenciais da última sexta-feira, depois que a oposição reclamou de suposta fraude.

O presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad conseguiu uma vitória expressiva, posta em dúvida pelo segundo colocado, o moderado Mir Houssein Moussavi.

As acusações de fraude da oposição levaram a violentos confrontos de rua durante o fim de semana.

A TV estatal informou que o aiatolá pediu ao Conselho de Guardiões que investigue as acusações. Moussavi escreveu uma carta ao conselho pedindo a investigação. O candidato derrotado também encontrou-se com Khamenei no domingo.

O resultado da eleição precisa ser confirmado pelo conselho, que tem 12 clérigos muçulmanos como integrantes.

O porta-voz do Conselho dos Guardiães, Ali Kadjodai, confirmou que a investigação começa nesta terça. Segundo o Conselho, as cartas contestando os resultados foram entregues no domingo, e o processo de análise deve durar de "sete a dez dias".

"A lei permite aos candidatos um prazo de três dias para protestar. Portanto, os candidatos têm tempo até o fim do horário comercial de hoje para apresentar suas reclamações", disse Kadjodai, ouvido pela televisão local.

O porta-voz, no entanto, afirmou que o Conselho dos Guardiães só aceitará as queixas que estiverem bem documentadas e que possam ser processadas.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, deve adiar o comparecimento a uma reunião de cúpula regional na Rússia, nesta segunda, por causa dos protestos contra sua contestada vitória na eleição presidencial, segundo fontes diplomáticas.

Aiatolá ordena investigação sobre possível fraude na eleição no Irã
Moussavi, principal oposicionista, contestou vitória de Ahmadinejad.
Divulgação do resultado foi seguida por protestos de rua no país persa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir