Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-06-2009

Tragédia: Submarino francês se junta às equipes de busca
Sumarino francês começa a busca pelas caixas-pretas
Tragédia: Submarino francês se junta às equipes de busca
Foto: Divulgação/Ministério de Defesa

Um submarino nuclear francês se juntou nesta quarta-feira, dia 10, às equipes de busca da Aeronáutica e da Marinha na tentativa de localizar as caixas-pretas do Airbus A330. O equipamento é fundamental para esclarecer o que pode ter acontecido com o voo 447 antes da queda no Oceano Atlântico com 228 passageiros a bordo, durante o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris, no último dia 31.

De acordo com o Ministério de Defesa francês, o submarino Emeraude começou os trabalhos de busca na manhã desta quarta-feira. Ele conta com a ajuda de dois TPLs (towed pinger locators) enviados pelo Departamento de Defesa dos EUA para ajudar a captar o "pinger", um sinalizador que é acionado quando a caixa-preta está imersa em água. A tecnologia é capar de capturar sinais a profundidades de até 6 mil metros.

Resgate de corpos
Enquanto isso, equipes brasileiras se concentram no resgate de corpos. Segundo a Marinha e a Aeronáutica, 41 vítimas do voo AF 447 já foram retiradas do mar. "Até o momento, todos os corpos avistados foram retirados do mar´", informou o tenente-brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB), Ramon Cardoso na tarde de terça-feira.

Segundo ele, 16 corpos já estão em Fernando de Noronha. Nesta quarta, eles devem partir para Recife, em Pernambuco, onde será feita a identificação das vítimas. "Os outros 25 já estão na fragata Bosísio, que já partiu da área de buscas em direção a Fernando de Noronha", disse Cardoso. "A fragata deve chegar, provavelmente, na quinta-feira no continente", completou.
As fragatas brasileiras também estão recolhendo destroços do avião da Airbus. "Eles serão trazidos até o continente e só depois serão enviados às autoridades francesas, que ficarão responsáveis pela investigação do acidente".

O oficial explicou ainda que todos os corpos encontrados até o momento estão em águas brasileiras, mas, como a cada dia aumenta a área de buscas, a partir desta quarta, os navios devem entrar na jurisdição de Dacar, no Senegal. "É possível que eles nos auxiliem na operação, mas ainda vamos discutir isso melhor".

Submarino francês se junta às equipes de busca.

Sumarino francês começa a busca pelas caixas-pretas.


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES.

Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com

Fonte: http://band.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir