Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 16-06-2009

210 mil crianças no DF devem ser imunizadas
Crianças de zero a cinco anos devem ser vacinadas durante a primeira etapa da campanha
210 mil crianças no DF devem ser imunizadas
Foto: Wilson Dias/Abr

Mais de 210 mil crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra o vírus que causa a paralisia infantil, no próximo sábado (20), no Distrito Federal. Na ocasião será realizada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta do DF é imunizar 95% da população-alvo – no DF existem 221.744 crianças com menos de 5 anos, segundo informações da Gerência de Vigilância Epidemiológica e Imunização.

A Secretaria de Saúde do DF vai montar 345 postos de vacinação distribuídos por todo a capital federal que funcionarão das 8h às 17h. Estarão participando da campanha cerca de 2.671 servidores da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Detran e 164 viaturas distribuirão 300 mil doses da vacina Sabin. No ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde (MS), a primeira etapa da campanha atingiu 95,95% da população-alvo, vacinando 209.740 crianças em todo o Distrito Federal. A segunda etapa da campanha está agendada para ocorrer em 22 de agosto próximo.

De acordo com a subsecretária de Vigilância à Saúde, Disney Antezana, a vacinação nas áreas rurais vem sendo feita desde ontem por por equipes volantes da Secretaria de Saúde. A campanha ocorre porque ainda há o risco de reintrodução dos polivírus selvagens no Brasil, devido à possibilidade de importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do vírus em áreas de baixas coberturas vacinais.

Nacional – A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada em junho do ano passado, registrou a maior cobertura vacinal dos últimos cinco anos, de acordo com o MS. O balanço do órgão aponta que mais de 15,4 milhões de crianças foram vacinadas, o que representa uma cobertura de 97,32%, resultado superior à meta de 95%.

210 mil crianças no DF devem ser imunizadas
Primeira etapa da campanha ocorre no sábado (20). Capital federal terá mais de 300 postos para aplicar a dose da Sabin, durante todo o dia

Fonte: http://coletivo.maiscomunidade.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir