Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 16-06-2009

Regra para propaganda de remédios entra em vigor hoje
Após quatro anos de debate, as novas regras para propaganda de medicamentos no país entram em vigor...
Regra para propaganda de remédios entra em vigor hoje
Foto: www.adnews.com.br

Após quatro anos de debate, as novas regras para propaganda de medicamentos no país entram em vigor nesta terça-feira (16). Agora, a participação de celebridades nos comerciais de remédios que podem ser vendidos sem receita está vetada. Somente esse tipo de produto pode ser anunciado para o público leigo.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também determinou o uso de novas frases de advertências no final dos comerciais. Outra mudança ocorreu nos medicamentos que somente podem ser promovidos para médicos. Agora, eles só podem mostrar o logotipo do fabricante. Os brindes com nomes dos remédios também sofreram vetos.

Para algumas entidades que acompanharam a discussão a nova regulamentação não impede que a indústria farmacêutica manipule o profissional.

Em declaração ao jornal O Estado de S.Paulo, José Ruben de Alcântara Bonfim presidente da Sobravime (Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos) afirmou que os médicos não foram beneficiados com a medida. "A essência da nova resolução não difere da anterior, principalmente no que diz respeito ao assédio sobre os médicos".

A Sobravime defende o fim das propagandas para leigos e que os anúncios tenham anuência dos profissionais para que eles analisem se os estudos científicos das indústrias são realmente verdadeiros.

A Anvisa afirmou, em nota, ter determinado que os estudos encaminhados aos médicos devem conter informações corretas. Segundo a agência, houve audiências públicas no Congresso Nacional e cerca de 250 fontes diferentes se manifestaram durante as discussões.

Regra para propaganda de remédios entra em vigor hoje.

Após quatro anos de debate, as novas regras para propaganda de medicamentos no país entram em vigor...

Fonte: www.adnews.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir