Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 17-06-2009

Enem 2009 registra mais de 300 mil inscritos nos primeiros dois dias
Enem: candidatos enfrentar�o pela primeira vez mudan�as no formato da prova
Enem 2009 registra mais de 300 mil inscritos nos primeiros dois dias
Foto: Fabio Motta/AE

Ana Bizzotto

S�O PAULO - Mais de 300 mil estudantes j� garantiram sua participa��o no Enem 2009 nos dois primeiros dias de inscri��es. Segundo informou o Inep, respons�vel pela elabora��o e aplica��o do exame, o n�mero supera a marca alcan�ada em 1998, ano do primeiro exame, quando foram registrados 157.221 inscritos em toda a edi��o. As inscri��es podem ser feitas at� 17 de julho pelo site http://enem.inep.gov.br/inscricao

O aumento da demanda era esperado devido �s mudan�as no exame, que a partir deste ano ser� usado para a sele��o de candidatos pelas universidades federais. Na segunda-feira, 15, o ministro da Educa��o, Fernando Haddad, informou que 42 das 55 universidades federais utilizar�o o Enem para selecionar seus alunos, seja em 2009 ou nos pr�ximos processos seletivos. O formato tamb�m vai mudar. A prova ter� anteriores 180 quest�es objetivas, em vez dos 63 itens cobrados at� o ano passado.

Neste ano, todas as inscri��es para o Enem ser�o realizadas exclusivamente pela internet. Concluintes de escolas p�blicas e privadas, egressos do ensino m�dio e � certifica��o (com idade m�nima de 18 anos) devem preencher o cadastro de inscri��o com as informa��es necess�rias, enviar os dados e verificar se a transfer�ncia foi concretizada.

Os comprovantes de inscri��o dos participantes estar�o dispon�veis no site da inscri��o. Ser�o isentos do pagamento da taxa os concluintes do ensino m�dio, em qualquer modalidade, matriculados em institui��es p�blicas de ensino. Os demais participantes poder�o solicitar a isen��o no ato da inscri��o do Enem. O deferimento dos pedidos de isen��o dever�o ser acompanhados a partir do dia 10 de julho.

Enem 2009 registra mais de 300 mil inscritos nos primeiros dois dias
N�mero supera marca alcan�ada no primeiro ano do exame; estudantes tem at� o dia 17 de julho para se inscrever

Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir