Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 17-06-2009

Noticias sobre Acidente: - França desmente Lula sobre as indenizações
Desentendimento ocorreu após encontro em Genebra, na Suíça, entre o presidente brasileiro e o francês
Noticias sobre Acidente:  - França desmente Lula sobre as indenizações
Foto: http://www.bbc.co.uk

Brasil e França se desentenderam ontem sobre o pagamento de indenizações aos familiares dos 228 mortos no acidente do Airbus da Air France. Em Genebra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, depois de almoçar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, que o governo francês arcará com as indenizações. A França, horas depois, negou que assumirá os pagamentos.

– Ele (Sarkozy) disse para ficar tranquilo porque a França assumirá a responsabilidade pela indenização das famílias brasileiras, francesas e de outros países – disse Lula, pouco antes de deixar a Suíça e seguir para a Rússia.

O voo 447, que caiu no Atlântico no dia 31 após sair do Rio em direção a Paris, levava pessoas de 32 nacionalidades, entre passageiros e tripulantes.

De acordo com o Ministério dos Transportes francês, as indenizações ficarão por conta da própria companhia aérea.

No Brasil, o escritório da Air France informou que os pagamentos são de responsabilidade da AXA, que representa um grupo de seguradoras. Segundo a Air France, a empresa estabeleceu um escritório no Rio e já está em contato com os familiares das vítimas brasileiras.

Ontem, a AXA informou que a Air France receberá 67,4 milhões de euros (R$ 181 milhões) pela perda do Airbus. Também a Federação Francesa de Seguradoras rechaçou a possibilidade de o governo francês se encarregar dos pagamentos. Segundo ela, a Convenção de Montreal, de 1999, determina que cabe à transportadora indenizar vítimas de acidentes aéreos. França e Brasil são signatários do acordo.

Segundo Lula, o presidente Sarkozy afirmou que não vai "sossegar’’ até encontrar a caixa-preta do avião.

– Ele agradeceu o trabalho rigoroso das Forças Armadas, da Aeronáutica e da Marinha. Ele mandou um submarino nuclear que está fazendo investigações. E disse que não vai sossegar enquanto não achar a caixa-preta – afirmou.

Air France teria trocado sensores de velocidade

Lula comentou que fez a mesma rota do Airbus da Air France para chegar a Genebra. O avião usado pelo presidente, o Airbus ACJ-319, teve o sistema externo de medir a velocidade, o pitot, substituído na revisão por que passou, segundo a Aeronáutica.

Na ocasião, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que a mudança não tem relação com o acidente e já fora decidida anteriormente.

A Air France já teria trocado todas as sondas pitots de suas aeronaves A330 e A340. A informação foi divulgada não pela companhia, mas pelo Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha. Investigações sobre a queda do voo 447 estão concentradas em interpretações contraditórias dos sensores de velocidade. A Airbus insiste que não há prova de que os pitots tenham causado o acidente.

O diretor do Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil, Paul-Louis Arslanian, havia definido a "incoerência no aferimento da velocidade" como "um elemento forte na investigação". O órgão é o responsável por encontrar respostas para o acidente.


França desmente Lula sobre as indenizações


Marataízes a Pérola Capixa - o Cartão postal do ES:
Descubra as belezas naturais de Marataizes no Maratimba.com.Em Marataízes você encontra as melhores praias e lagoas do ES.

Acesse o Marataizes.com.br e veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Noticias sobre Acidente: - França desmente Lula sobre as indenizações lula indenizações

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir