Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 18-06-2009

Famílias das vítimas já começaram a ser indemnizadas
O total de indemnizações do acidente do voo 447 da Air France pode chegar aos 540 milhões de euros.
Famílias das vítimas já começaram a ser indemnizadas
Foto: http://economico.sapo.pt

Cristina Barreto

Algumas famílias das vítimas do acidente do voo 447 da Air France já receberam um adiantamento da indemnização a que têm direito, avançou fonte da seguradora Axa.

Patrick de la Morinerie, director-geral adjunto da seguradora francesa Axa, responsável pelo processo de indemnização do acidente do Airbus A330-200 da Air France, não revelou no entanto mais detalhes sobre o número de famílias que já receberam o pagamento prévio de parte da indemnização a que têm direito.

"As primeiras cartas foram enviadas no final da semana passada aos familiares das vítimas que entraram em contacto com a Air France", disse Morinerie, acrescentando que o adiantamento ronda os 17,6 mil euros.

A Convenção de Montreal de 1999, ratificada pela França e pelo Brasil, fixa as regras em relação às indemnizações dos passageiros que tenham sofrido lesões corporais ou falecido a bordo de um avião ou durante operações de embarque ou desembarque.

O texto, que entrou em vigor no Brasil em 2006, prevê que os familiares das vítimas têm direito a receber antecipadamente uma parte da indemnização para auxiliar nas primeiras despesas. Esse adiantamento, que será posteriormente deduzido da quantia total recebida, não pode ser inferior a 17,6 mil euros, segundo a referida norma internacional.

Com base nas estimativas do jornal "Le Monde", o total de indemnizações do acidente do voo 447 pode variar entre 330 e 750 milhões de dólares (238-540 milhões de euros) no caso de acções em tribunal. Estes valores indicam que este acidente pode tornar-se num dos mais caros da história da aviação, superando a queda de um avião da America Airlines em 2001, que custou 708 milhões de dólares, avançou o mesmo jornal.

Famílias das vítimas já começaram a ser indemnizadas.

O total de indemnizações do acidente do voo 447 da Air France pode chegar aos 540 milhões de euros.

Fonte: http://economico.sapo.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir