Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-06-2009

Senador entrega proposta de reforma administrativa da Casa
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
Senador entrega proposta de reforma administrativa da Casa
Foto: Geraldo Magela/Ag�ncia Senado

Robson Bonin

Um dia ap�s reivindicar no plen�rio do Senado a demiss�o do diretor-geral, Alexandre Gazzineo, e a ado��o de uma reforma administrativa na Casa, o grupo suprapartid�rio formado por integrantes do PSDB, PT, PMDB, PSB e PDT, protocolou nesta quinta-feira (18) o conjunto de medidas no gabinete do presidente da Mesa Diretora, Jos� Sarney (PMDB-AP).

Representando os parlamentares, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi o respons�vel pela entrega do documento. Ele tinha a inten��o de apresentar pessoalmente o texto, assinado por 20 senadores, a Sarney. Como o presidente ainda n�o havia chegado na Casa, o pedetista preferiu apenas protocolar o documento. "Deixei combinado que conversaria mais tarde com o presidente", disse Buarque.

Parlamentares de todos os partidos da casa assinaram a lista de reivindica��es. Buarque disse que os senadores aguardam uma resposta de Sarney j� na pr�xima semana.

Para o pedetista, se Sarney n�o acatar as sugest�es, a crise s� tende a piorar. "O Senado est� dividido entre os que acham que est� tudo bem e os que acham que alguma coisa tem de ser feita. Se o presidente n�o acolher as propostas, essa divis�o vai se agravar", disse Buarque.

Ao pedir a sa�da de Gazzineo - substituto de Agaciel Maia, que deixou a fun��o ap�s ser acusado de omitir uma mans�o de R$ 5 milh�es da sua declara��o de renda -, o grupo de parlamentares pede que seja realizada elei��o entre os senadores para a escolha do novo diretor-geral.

O candidato escolhido teria de passar por uma sabatina feita pelos senadores e ainda apresentar uma proposta de reforma administrativa, prevendo o enxugamento da estrutura do Senado e a substitui��o de outros diretores.

Pela sugest�o dos senadores, o novo diretor vai ter metas administrativas para cumprir e n�o vai poder ser reconduzido mais de uma vez � fun��o. O mandato ser� de dois anos renov�veis por outros dois.

Nesta quarta, ao ouvir a apresenta��o das propostas em plen�rio, Sarney deu sinais favor�veis � elei��o para diretor-geral, mas n�o falou sobre Gazzineo. Ele convocou uma reuni�o da Mesa Diretora para discutir as medidas administrativas propostas na pr�xima ter�a-feira (23).

As sugest�es apresentadas pelo grupo incluem ainda o pedido de uma investiga��o externa sobre atos secretos, por auditoria ou pela Pol�cia Federal, e a revis�o dos benef�cios dos parlamentares para o exerc�cio do mandato, desde carro oficial a verba de gabinete.

Senador entrega proposta de reforma administrativa da Casa
Documento entregue por Cristovam Buarque � assinado por 20 senadores.
Al�m de mudan�as no Senado, tamb�m pedem a sa�da do diretor-geral.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir