Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2009

Esfomeados no planeta superam 1 bi em 2009
Relat�rio divulgado pela FAO culpa crise econ�mica
Esfomeados no planeta superam 1 bi em 2009
Foto: http://www.brasilescola.com

O mundo sente cada vez mais fome. A marca de 1 bilh�o de pessoas que n�o consomem pelo menos 1,8 mil calorias di�rias ser� superada em 2009, como consequ�ncia da crise econ�mica mundial, anunciou ontem a Organiza��o das Na��es Unidas para a Agricultura e a Alimenta��o (FAO).

"Pela primeira vez na hist�ria da humanidade, mais de um bilh�o de pessoas, concretamente 1,02 bilh�o, sofrer�o de subnutri��o em todo o mundo", advertiu a FAO em um relat�rio sobre a seguran�a alimentar mundial. A entidade acrescentou dados devastadores a respeito da mis�ria no mundo: "O n�mero supera em quase 100 milh�es o do ano passado e equivale a uma sexta parte, aproximadamente, da popula��o mundial."

Conforme a FAO, o principal respons�vel pelo aumento do n�mero de desnutridos � a crise econ�mica mundial. Isso fica claro quando se constata que, em 2008, o n�mero havia ca�do de 963 milh�es para 915 milh�es, gra�as a uma melhor distribui��o dos alimentos. Mas a tend�ncia se reverteu com o agravamento da crise no fim daquele ano. O diagn�stico � de que, com a redu��o da renda pela crise e com os elevados pre�os dos alimentos, as popula��es mais vulner�veis foram atingidas de forma grave.

Em uma proje��o, a FAO, com sede em Roma, estima que quase 53 milh�es de pessoas sofrer�o com a fome em 2009 na Am�rica Latina e no Caribe. Os principais problemas, como era de se esperar, est�o nos pa�ses subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (confira no infogr�fico acima).

Em consequ�ncia desses dados todos, a FAO j� concluiu que o objetivo fixado em 1996 na C�pula Mundial sobre a Alimenta��o (CMA), de reduzir � metade o n�mero de pessoas com fome, n�o ser� alcan�ado.

Assunto ser� discutido no encontro do G-8

A meta, agora, � que as autoridades tenham "rapidez e efic�cia" para reverter o quadro.

As estimativas da FAO foram divulgadas apenas tr�s semanas antes da reuni�o dos chefes de Estado e de governo do G-8 (os sete pa�ses mais ricos do mundo e a R�ssia), na cidade italiana de L�Aquila, de 8 a 10 de julho. Os dados j� est�o inclu�dos na pauta do encontro.


Esfomeados no planeta superam 1 bi em 2009

Fonte: Zero Hora
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir