Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-06-2009

Bovespa fecha o dia em alta, mas acumula queda de 4% na sema
Nesta sexta-feira, �ndice Ibovespa subiu 0,92%, para 51.373 pontos. Depois de semana negativa, dado do FMI acalmou mercados.
Bovespa fecha o dia em alta, mas acumula queda de 4% na sema
Foto: lula helfer/ag. assmann/banco de imagens

A recupera��o registrada pela Bolsa de Valores de S�o Paulo (Bovespa) nesta sexta-feira (19) n�o foi suficiente para reverter as perdas acumuladas de quatro quedas seguidas no mercado financeiro brasileiro.

O �ndice Ibovespa - refer�ncia para o mercado brasileiro - teve alta de 0,92%, terminando o dia aos 51.373 pontos. Na semana, entretanto, o resultado ficou negativo em 4,07% em rela��o aos 53.558 pontos que o �ndice marcou na sexta-feira da semana passada (12).

No acumulado de junho, depois de tr�s meses seguidos de alta, a Bovespa agora registra retra��o. Em rela��o ao �ltimo preg�o de maio, as perdas no mercado financeiro nacional s�o de mais de 3,4%.

FMI

Nesta sexta-feira, depois de quatro preg�es inst�veis, a calma voltou a dominar o mercado financeiro. O principal motivo foi um comunicado do Fundo Monet�rio Internacional (FMI) que apontou sinais de recupera��o na economia.

Em confer�ncia realizada por uma associa��o comercial na Turquia, o vice-diretor-gerente do FMI, John Lipsky, alertou, no entanto, que ainda � cedo para declarar vit�ria, porque as condi��es financeiras est�o longe do normal e o mundo ainda est� em recess�o.

"Embora os �ltimos dados apontem para um arrefecimento da contra��o global, ainda h� muita incerteza sobre o momento e o ritmo da recupera��o", destacou Lipsky.

Outros preg�es

As informa��es do FMI foram repercutidas no mundo todo. O �ndice FTSEurofirst 300, refer�ncia dos mercados acion�rios europeus, fechou em alta de 1,5%, a 863 pontos, em uma sess�o marcada pelo vencimento de �ndice futuro, de op��es sobre �ndice e de op��es sobre a��es. Na semana, contudo, o indicador acumulou queda de 2,5%.

Em Wall Street, ao contr�rio do que ocorreu na Europa, o fechamento n�o mostrou um padr�o definido. O �ndice Dow Jones, refer�ncia para Nova York, teve queda de 0,19%, enquanto os indicadores Nasdaq (de a��es de tecnologia) e Standard & Poor's (que re�ne grandes empresas dos EUA) subiram 1,09% e 0,31%, respectivamente.

(Com informa��es da Reuters e da France Presse)

Bovespa fecha o dia em alta, mas acumula queda de 4% na semana

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir