Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-06-2009

598 pessoas ainda estão desaparecidas após naufrágio Tudo Sobre naufrágio
Mais de 700 passageiros viajavam no Princess of the Stars, que afundou no sábado (21). 32 sobreviventes foram encontrados.
598 pessoas ainda estão desaparecidas após naufrágio  Tudo Sobre naufrágio
Foto: Reuters/Reuters

Ao menos 598 pessoas ainda estão desaparecidas após uma embarcação com mais de 700 passageiros ter virado no litoral das Filipinas, depois da passagem do tufão "Fengshen", informou a Cruz Vermelha local nesta segunda-feira (23).

As autoridades confirmaram ainda que subiu para 224 o número de mortos em inundações e deslizamentos de terra pelo país, e que 374 pessoas estão desaparecidas desde que a tormenta atingiu o país.

Trinta sobreviventes do naufrágio apareceram esta madrugada no litoral, o que aumenta 32 o número de sobreviventes da tragédia.A rádio local "DZBB" informou que os sobreviventes foram encontrados na província de Bondoc, quase 100 km ao norte da Ilha de Sibuyan, local do naufrágio do barco Princess of Stars.

Os sobreviventes chegaram à costa em uma frágil lancha inflável. Duas pessoas, porém, caíram no mar, segundo os sobreviventes.

Após os trabalhos de busca terem sido suspensos no domingo (22) à noite por causa do mau tempo, navios da Marinha e da Guarda Litorânea retomaram a operação de resgate na manhã desta segunda. As equipes de mergulhadores voltarão a entrar no barco, que tem um grande buraco no casco da proa.

O Princess of Stars zarpou sábado (21) de manhã do porto de Manila, com destino a Cebu, mas ficou encalhado na metade do caminho e sem comunicação com terra.

Viagens suspensas

O governo filipino suspendeu até nova ordem as viagens de todos os navios da empresa proprietária do barco. A subsecretária de Transportes, Elena Bautista, responsabilizou a companhia proprietária, a Sulpicio Lines, pelo naufrágio dol Princess of the Stars. "Definitivamente, a Sulpicio Lines é a responsável pelo acidente", disse.

A presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, exigiu explicações para saber como o ferry recebeu autorização para sair de Manila, apesar da ameaça de tufão.

Um porta-voz da Sulpicio Lines se negou a comentar o acidente com a justificativa de que a empresa está concentrada na busca de sobreviventes. A companhia tem 22 navios de transporte de passageiros e carga.

* Com informações das agências France Presse e EFE

598 pessoas ainda estão desaparecidas após naufrágio no litoral das Filipinas
Mais de 700 passageiros viajavam no Princess of the Stars, que afundou no sábado (21).
32 sobreviventes foram encontrados.

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - 598 pessoas ainda estão desaparecidas após naufrágio Tudo Sobre naufrágio naufrágio

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir