Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Shell vai investir em etanol de cana e de celulose Tudo Sobre Shell
Multinacional descarta negócios com o etanol de milho produzido nos EUA. Companhia afirma que tem planos para buscar petróleo na costa brasileira.
Shell vai investir em etanol de cana e de celulose Tudo Sobre Shell
Foto: Divulgação/Divulgação

A Shell vai investir em etanol de cana-de-açúcar. A gigante do setor de petróleo acredita que os biocombustíveis podem ser "muito atrativos" e nega que o etanol esteja gerando um lobby do setor de combustíveis contra países como o Brasil. A empresa, porém, alerta: não irá apostar no etanol de milho nos Estados Unidos.

"Quando se analisa a produção de cana, como no Brasil, está claro que se trata de um setor atrativo para investimentos e achamos que esse modelo no Brasil é sustentável em termos ambientais", afirmou o chefe mundial do departamento de tecnologia da Shell, Jan van der Eijk. "Tudo indica que o etanol de cana é bom para a economia e para o meio ambiente. Portanto, é um bom investimento, com lucros promissores, e vamos seguir essa tendência", disse.

Van der Eijk explica que a Shell irá investir tanto no etanol de cana quanto no desenvolvimento de um etanol de celulose. "São esses os modelos que fazem sentido econômico e estamos considerando o envolvimento da Shell nesse setor. Não estamos considerando usar nem o milho nem trigo", alertou. O motivo da recusa pelo etanol produzido nos Estados Unidos a partir do milho seria a necessidade de altos subsídios para que o produto seja competitivo no mercado.

Petróleo
A costa atlântica do Brasil é hoje uma das áreas mais promissoras em termos de novas descobertas de petróleo no mundo, analisa a Shell, que alerta que o Brasil já precisa começar a pensar como irá utilizar os recursos que serão gerados para reduzir a pobreza no país. "Para a Shell, o Brasil é uma das áreas mais promissoras nos próximos anos", afirmou Jan van der Eijk. "Temos planos de exploração e estamos buscando petróleo na costa do Brasil", confirmou o representante da multinacional.

Shell vai investir em etanol de cana e de celulose
Multinacional descarta negócios com o etanol de milho produzido nos EUA.
Companhia afirma que tem planos para buscar petróleo na costa brasileira.

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Shell vai investir em etanol de cana e de celulose Tudo Sobre Shell Shell

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir