Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Obama diz ter falado com Hillary sobre unir o Partido Tudo sobre Obama
Ele aproveitou para criticar a política do republicano McCain sobre o Iraque.
Obama diz ter falado com Hillary sobre unir o Partido  Tudo sobre Obama
Foto: The New York Times

O senador Barack Obama conversou diretamente com sua rival Hillary Clinton nesta quarta-feira (4), um dia após ter se declarado vencedor das prévias democratas que indicam o candidato do partido à Casa Branca. Ele disse estar otimista em que os dois poderiam conseguir a unidade do partido depois dos mais de cinco meses de batalha pela indicação à candidatura presidencial.

Obama também acusou o rival democrata, John McCain, de apoiar um plano para "permanecer, e não para vencer no Iraque".

Obama visitou o Senado americano, onde foi cumprimentado por parlamentares dos dois partidos pela sua vitória. Obama confirmou a conversa com Hillary, que não estava no Congresso.

"Eu falei com ela hoje, e nós vamos conversar nas próximas semanas. E eu estou muito confiante de que o Partido Democrata vai estar unificado e vai vencer em Novembro", disse Obama na saída do Senado.

Questionado se Hillary disse se planejava desistir, Obama desconversou. "Não foi uma conversa detalhada."

Em busca do vice

Integrantes da campanha de Obama disseram que três pessoas, incluindo Caroline Kennedy, vão iniciar uma pesquisa para escolher o vice-presidente da chapa.

Caroline, filha do ex-presidente John Kennedy, se juntará na missão ao ex-promotor-geral Eric Holder e ao ex-presidente da Fannie Mae, Jim Johnson, que também ajudou John Kerry (2004) e Walter Mondale (1984) a escolherem seus vices.

Em Washington, crescem os rumores de que Hillary poderia formar chapa como vice de Obama.

Oriente Médio

Obama participou de reunião do lobby pró-Israel Conselho de Assuntos Públicos Israelo-Americano (AIPAC). Ele disse que Jerusalém deve permanecer como capital "indivisível" de Israel.

"Jerusalém continuará sendo a capital de Israel, e deve permanece indivisível". Ele garantiu que vai apoiar o direito de Israel se defender, e propôs um "esforço ativo" para conseguir um acordo de paz amplo no Oriente Médio. "Eu vou sempre estar ao lado do direito de Israel se defender nas Nações Unidas e ao redor do mundo", disse.

Ameaça iraniana

Obama também assegurou que vai trabalhar para "eliminar" a ameaça que, segundo ele, o Irã representa para o Oriente Médio e para a segurança internacional caso consiga adquiriu armas nucleares.

"O perigo do Irã é grave e real, e meu objetivo vai ser eliminar esta ameaça", disse Obama. "Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para evitar que o Irã obtenha uma arma nuclear", disse, sob aplausos.

Alguns dos críticos de Obama tentaram minar seus apoio entre eleitores judeu sugerindo que, no governo, Obama faria mais pressão que Bush para que Israel fizesse concessões nas negociações de paz no Oriente Médio.

Fim das prévias democratas

Obama declarou-se na terça-feira o vencedor das prévias democratas à Casa Branca, após as votações em Dakota do Sul e Montana, que encerraram o processo. "Posso dizer que serei o candidato à presidência dos Estados Unidos", disse. "Hoje termina uma jornada histórica e começa outra." Apesar disso, a senadora não admitiu a derrota.

No discurso em St. Paul, Minnesota, para um público de 18 mil pessoas, o senador elogiou Hillary por ter "inspirado milhões de eleitores" e afirmou que "melhorou como candidato" por ter concorrido contra ela.

Ao falar das preocupações de que a disputa tenha deixado os eleitores do partido divididos, Obama disse que é hora de os democratas se unirem para derrotar o republicano John McCain, praticamente definido como candidato republicano desde março. "Vamos nos unir em um esforço comum para desenhar um novo caminho para a América", disse.

Pouco antes disso, Hillary, em discurso em Nova York, chegou a parabenizar Obama "por tudo o que ele obteve durante a campanha", mas não desistiu da candidatura. Ela disse que "não tomaria decisões" nesta noite e que consultaria líderes democratas para definir seu futuro.

Agora, o nome de Obama -primeiro negro a concorrer com chances à Presidência americana - deve ser ratificado pela convenção nacional do partido, que ocorre em Denver, Colorado, entre 25 e 28 de agosto. Então, ele parte para a campanha contra McCain (e contra possível candidatos independentes) nas eleições marcadas para 4 de novembro.

Obama diz ter falado com Hillary sobre "unir" o Partido Democrata na campanha
Virtual vencedor das prévias não disse se senadora cogitou desistir da candidatura.
Ele aproveitou para criticar a política do republicano McCain sobre o Iraque.

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Obama diz ter falado com Hillary sobre unir o Partido Tudo sobre Obama Obama

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir