Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado Tudo sobre 11 de Setembro
Khaled Sheikh Mohammed e mais 4 suspeitos enfrentam tribunal em Guantánamo.
Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado  Tudo sobre 11 de Setembro
Foto: AP/AP

Khaled Sheikh Mohammed, acusado de ser o "cérebro" por trás dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos EUA, disse em juízo nesta quinta-feira (5) que espera ser condenado à morte para "converter-se em um mártir".

Ele e outros quatro suspeitos de planejar os atentados que mataram quase 3.000 pessoas apareceram em público pela primeira vez em cinco anos para enfrentar um tribunal militar na base naval de Guantánamo, ilha de Cuba.

Khaled Sheikh Mohammed, Ramzi Binalshibh, Ali Abd al-Aziz Ali, Wallid bin Attash e Mustapha al-Hawsawi podem ser condenados à morte, caso sejam considerados culpados pelo tribunal militar na base americana de Guantánamo. Os cinco detidos enfrentam várias acusações, que incluem conspiração, assassinato, ataque a civis, destruição de propriedade, terrorismo e ajuda material a terroristas.

No início do julgamento, Khaled rejeitou os advogados. "Não aceitarei nenhum advogado. Representarei a mim mesmo", disse. O juiz Ralph Kohlmann, um coronel da Marinha, respondeu: "essa é uma das opções que o senhor tem".

Ele também pediu permissão para falar com outros quatro supostos membros da rede terrorista al-Qaeda com quem é processado, mas Kohlmann disse que não permitirá "uma defesa conjunta".

O réu apareceu hoje publicamente pela primeira vez desde sua captura, em março de 2003, vestido com uma túnica e gorro brancos, que, segundo a coronel do Exército americano Wendy Kelly, são normalmente usados por prisioneiros em Guantánamo.

Khaled tem uma barba grande e grisalha, ao contrário das fotos distribuídas pelo Pentágono quando foi capturado no Paquistão, nas quais aparecia com bigode.

Em inglês, ele se queixou de que, em um depoimento anterior, fechado à imprensa, a uma junta militar, "traduziram mal minhas palavras e puseram palavras na minha boca".

"Meu inglês não é ruim", disse Khaled, que estudou engenharia na Carolina do Norte, mas assim mesmo pediu um intérprete.

Da mesma maneira, Ali Abd al-Aziz Ali, outro dos acusados, reclamou que só tinha falado com seu intérprete cinco minutos antes do início da audiência e afirmou ter se considerado "sem tradutor".

"Tive problemas com os tradutores, que traduziram mal ou entenderam mal", afirmou Ali, em inglês, pedindo um do Oriente Médio.

No entanto, o juiz Kohlmann declarou: "os assuntos que trataremos hoje são bastante simples", e por causa da fala de Ali em inglês, disse, que, até aquele momento, "o senhor entenderá tudo o que eu disser em inglês".

O juiz Kohlmann começou a audiência com uma advertência. "Qualquer declaração dos acusados se presume que será secreta", disse. Isso significa que o som poderá ser eliminado para que a imprensa reunida em Guantánamo não escute a informação que, segundo Kohlmann, "prejudique a segurança nacional" dos EUA.

Khaled confessou ser o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Binalshibh estava destinado a ser um dos seqüestradores dos aviões comerciais usados nos ataques, mas não conseguiu um visto de entrada nos EUA, e se tornou o principal intermediário dos terroristas com Khaled.

Ali supostamente enviou dinheiro aos seqüestrados, e Hawsawi foi seu assistente. Attash teria treinado alguns deles.

A Promotoria pediu a pena de morte para os cinco. Todos ficaram confinados em prisões secretas da CIA desde sua captura até setembro de 2006, quando foram transferidos para Guantánamo.

Todos os suspeitos foram presos entre 2002 e 2003 e transferidos para a polêmica base na ilha de Cuba em 2006, depois de, supostamente, terem passado anos em prisões secretas da CIA.

O general Thomas Hartmann, assessor legal do tribunal militar, afirmou que a defesa gozou de direitos "extraordinários". No entanto, destacou que mesmo que os acusados sejam absolvidos não serão liberados antes do fim da chamada "guerra contra o terrorismo" de Washington.

Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado à morte e virar mártir
Khaled Sheikh Mohammed e mais 4 suspeitos enfrentam tribunal em Guantánamo.
Eles enfrentam acusações de conspiração, assassinato, ataque a civis e terrorismo.

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Acusado de planejar 11 de Setembro quer ser condenado Tudo sobre 11 de Setembro 11 de Setembro

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir