Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-06-2009

Ministério da Saúde registra mais 11 casos da nova gripe . Tudo sobre h1n1
Número total de casos confirmados chega a 69. Novos casos são em Santa Catarina (7) e Minas Gerais (4).
Ministério da Saúde registra mais 11 casos da nova gripe . Tudo sobre h1n1
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou neste domingo (14) a confirmação de mais 11 registros de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Brasil. São sete novos casos em Santa Catarina e outros quatro em Minas Gerais. Todos são de pessoas infectadas no exterior. Ao todo, o Brasil já registra 69 casos da doença. Outros 70 casos suspeitos estão em observação pelas autoridades de saúde.

"Os 11 pacientes foram infectados pelo vírus A (H1N1) no exterior. Todos os pacientes estão em tratamento e passam bem", afirma nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

Do total de casos confirmados, 17 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional). Nestes casos, as pessoas foram infectadas em contato com paciente que trouxe o vírus de outro país. Por isso o Ministério enfatiza que não há transmissão sustentada no Brasil. Todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com pessoas infectadas estão sendo monitoradas pelo sistema de saúde brasileiro.

Com os novos casos anunciados neste domingo, Santa Catarina ficou com a segunda posição isolada em número de casos, com 17 pacientes infectados. São Paulo é o estado com maior número de casos, com 23. Foram registrados ainda dez casos no Rio de Janeiro, nove em Minas Gerais, quatro em Tocantins, dois em Mato Grosso e no Distrito Federal e um no Rio Grande do Sul e na Bahia.

Além dos 69 casos já confirmados, o Ministério da Saúde acompanha 70 casos suspeitos, em que as amostras de secreções dos pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (23), Minas Gerais (14), Santa Catarina (7), Paraná (6), Pernambuco (6), Distrito Federal (4), Rio de Janeiro (2), Rondônia (2), Rio Grande do Sul (2), Rio Grande do Norte (2), Mato Grosso do Sul (1) e Paraíba (1).

A nova gripe foi classificada na quinta-feira (11) como "pandemia" pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Até o momento, 81 países têm casos confirmados da doença e em 35 há registros de transmissão dentro do país. Segundo a OMS, no entanto, apenas México, EUA, Canadá e Austrália (Estado da Victoria) são considerados países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).

Ministério da Saúde registra mais 11 casos da nova gripe

Veja porque a Pérola Capixaba encanta que passa por seu litoral. Saiba as opções de Gastronomia e Hospedagem no mais novo guia comercial de Marataízes e Itapemirim. Guia Maratimba.com - Ministério da Saúde registra mais 11 casos da nova gripe . Tudo sobre h1n1 h1n1

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir