Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 22-06-2009

O FIM DO DIPLOMA DE JORNALISMO
Eu não reclamo do dinheiro gasto na faculdade como se tivesse perdido...
O FIM DO DIPLOMA DE JORNALISMO

Manoel Manhães [email protected]

Eu não reclamo do dinheiro gasto na faculdade como se tivesse perdido anos de estudo.

Exercer o jornalismo exige conhecimento e não um canudo de papel. Se a faculdade der esse conhecimento valeu o investimento.

Tanto na faculdade de direito quanto na de jornalismo eu não fui buscar o diploma, fui buscar o conhecimento.

Na faculdade de direito entrei e saí sem o conhecimento necessário para exercer dignamente a profissão, aprendi do lado de fora. Na faculdade de jornalismo entrei sem e saí com o conhecimento necessário para exercer a profissão, aprendi do lado de dentro.

Para quem quiser ser um bom jornalista é preciso adquirir conhecimento, dentro ou fora da faculdade. A faculdade, de certa forma, centraliza esses conhecimentos, facilita, então, a qualificação do jornalista, mas não é condição necessária para isso, eis aí o Diogo Mainardi, o Arnaldo Jabour, o Ricardo Kotscho, o Fernando Gabeira e tantos outros excelentes jornalistas que não cursaram faculdades e são donos de vasto conhecimento na área. Tudo que um bom jornalista precisa é de talento, curiosidade e vontade de aprender a exercer a profissão, seja na universidade e/ou no dia a dia de seu trabalho. E de preferência manifestar esta vontade ao longo de toda a sua vida, continuamente.

Faculdades irão fechar? Que fechem. As melhores ficarão e quem quiser buscar mais conhecimento irá até elas. Nos EUA, existem faculdades de jornalismo, mas o diploma não é necessário.

Ao argumento de que as empresas jornalísticas agora vão contratar "qualquer um" pra ser jornalista pra pagar pouco há o detalhe da qualidade, detalhe que é percebido pelo "consumidor" de matérias jornalísticas, num mercado extremamente competitivo, com a notícia sendo transmitida e analisada em tempo real, a qualidade, fruto do conhecimento (com ou sem diploma), fará a diferença.

Ao argumento de que o jornalista sem diploma seria mais "flexível" em termos de ética os jornalistas citados acima, sem diplomas, além de figurarem entre os mais bem pagos em suas redações, estão entre os mais éticos da profissão.

O fim da exigência do diploma simplesmente acompanha, com certo atraso, em nosso país, a democratização midiática. A internet, onde todos somos repórteres e jornalistas, observadores, registradores e comentaristas dos acontecimentos, se incumbiu de fechar o caixão do diploma.

Quem exerce com dignidade a profissão de jornalista, com ou sem diploma, jornalista é.

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir