Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 22-06-2009

Legistas identificam 11 dos 49 corpos resgatados do voo 447
Imagem do helic�ptero da FAB que auxiliou os resgates
Legistas identificam 11 dos 49 corpos resgatados do voo 447
Foto: www.abril.com.br

Segundo a Pol�cia Federal e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, 11 dos 49 corpos das v�timas do desastre do v�o AF447 que se encontram no IML/PE, j� foram identificados at� o momento, sendo 10 brasileiros e um estrangeiro. Dos brasileiros identificados, cinco s�o do sexo masculino e cinco do feminino. O �nico estrangeiro identificado at� o momento � do sexo masculino.

A comunica��o aos familiares dos brasileiros j� identificados foi realizada individualmente pelos Superintendentes Regionais da Pol�cia Federal na noite desexta-feira (19) e durante o s�bado (20), por meio de visitas �s resid�ncias dos familiares dos passageiros. O comunicado sobre a identifica��o da v�tima estrangeira foi realizada � embaixada do seu pa�s de origem.

A metodologia de identifica��o consiste na compara��o de informa��es sobre os passageiros - que s�o fornecidas pelos familiares das v�timas e institutos de identifica��o civil -, com dados "postmortem", que s�o observados e coletados nos corpos encontrados.

S�o trabalhadas informa��es sobre vestes, pertences, tatuagens, caracter�sticas f�sicas, impress�es digitais, alinhamento dos dentes, forma das coroas e ra�zes dent�rias, al�m de dados sobre tratamentos odontol�gicos, cirurgias m�dicas e exames de DNA.

O crit�rio adotado pela Comiss�o de Identifica��o � o de considerar identificados apenas os casos comprovados pelos exames das impress�es digitais, de arcada dent�ria, ou de DNA, que s�o considerados os tr�s m�todos prim�rios de identifica��o da Interpol. As 11 identifica��es confirmadas at� o momento estiveram suportadas pela an�lise das impress�es digitais e da arcada dent�ria.

Apenas depois da conclus�o do processo de identifica��o as fam�lias das v�timas s�o comunicadas. Terminada esta etapa, encerra-se o trabalho com a libera��o do corpo � fam�lia para o processo de traslado, que � de responsabilidade da empresa a�rea.

O comunicado inclui informa��es de que os trabalhos de identifica��o dos demais corpos continuam. Ainda � aguardada a chegada dos dados de refer�ncia para identifica��o da maior parte dos estrangeiros, informa��es imprescind�veis para o processo de identifica��o.

A PF refor�a que n�o ser�o feitos comunicados �s fam�lias por telefone, e-mail ou outro tipo de correspond�ncia. Por conta disso, � desnecess�rio o deslocamento de familiares para Recife. Segundo nota, deve-se aguardar para receber pessoalmente comunicados em suas resid�ncias.

Legistas identificam 11 dos 49 corpos resgatados do voo 447
Em nota oficial, Pol�cia Federal afirma que s�o dez brasileiros e um estrangeiro identificados; nomes n�o foram divulgados

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir