Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-06-2009

Crise do Senado domina semana de festas juninas
Comiss�es que analisam atos secretos devem divulgar conclus�es. Mesa Diretora discute na ter�a-feira (23) proposta de demiss�o do diretor-geral.
Crise do Senado domina semana de festas juninas
Foto: Dida Sampaio / Ag�ncia Estado

Enquanto boa parte dos parlamentares, sobretudo do Nordeste, querem aproveitar a semana para curtir as festas juninas e ficar mais pr�ximo dos eleitores, a crise do Senado deve permanecer nos holofotes em Bras�lia.

Nesta semana devem ser divulgados os trabalhos das comiss�es que investigam os atos secretos da Casa. A primeira delas, que levantou o n�mero de atos e j� vem resultado na publica��o de v�rios deles, j� est� pronta. A divulga��o aguarda apenas o retorno do senador Her�clito Fortes (DEM-PI), primeiro-secret�rio, � Bras�lia. Na semana passada, Her�clito esteve em S�o Paulo, onde se recuperou de uma cirurgia.

A segunda sindic�ncia teve sua abertura determinada pelo presidente do Senado, Jos� Sarney (PMDB-AP), na semana passada. A inten��o � apurar os respons�veis por dar car�ter secreto a atos administrativos. O objetivo � fazer uma investiga��o r�pida e apresentar resultados ainda nesta semana.

Enquanto isto, novas den�ncias seguem aparecendo e envolvendo o presidente do Senado. A �ltima foi a revela��o de que um mordomo da casa de sua filha Roseana Sarney (PMDB-MA), hoje governadora do Maranh�o, seria funcion�rio da Casa.

Na ter�a-feira (23), Sarney re�ne a Mesa Diretora da Casa para debater as propostas feitas por um grupo de 20 senadores. A principal � a demiss�o do diretor-geral, Alexandre Gazineo, e a vota��o do substituto em plen�rio.

Com a volta dos problemas do Senado para os holofotes perde for�a a CPI da Petrobras. Um acordo j� deixou adiada a instala��o da comiss�o para o dia 30 de junho, mas os governistas ainda cobram a devolu��o da relatoria da CPI das ONGs para a base aliada antes de permitir a abertura da nova frente de investiga��o.

No plen�rio a previs�o � de poucas vota��es nas duas Casas, uma vez que a aus�ncia de parlamentares para o festejo junino � esperada. Na C�mara, uma possibilidade � a entrada na pauta da reforma eleitoral, que amplia as formas de campanha na internet e permite aos pol�ticos antecipar a campanha dentro dos partidos. A vota��o, no entanto, deve ficar para a pr�xima semana.

Crise do Senado domina semana de festas juninas

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir