Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-06-2009

Piratas . VIP: Barco pirata navega no Golfo de Aden.
Barco pirata navega no Golfo de Aden.
Piratas . VIP: Barco pirata navega no Golfo de Aden.
Foto: AFP

MOGADÍSCIO, Somália (AFP) — Piratas somalis capturaram neste sábado um cargueiro britânico no Oceano Índico, em seu primeiro ataque bem sucedido em quase uma semana, informaram as autoridades marítimas locais.

Um grupo de piratas na região somali de Harardhere afirmou, por sua parte, ter se apoderado de dois navios desde sexta, mas, no momento, não está claro se o cargueiro britânico é um deles.

O cargueiro foi sequestrado a 250 milhas náuticas a sudoeste das Seychelles, segundo Andrew Mwangura, do Programa da África Oriental de Assistência Marítima, que acrescentou que os tripulantes parecem estar, por ora, sãos e salvos, embora suas nacionalidades não sejam conhecidas.

Por outro lado, os piratas em Haradhere, uma das principais baes dos bandidos, afirmam que seu grupo capturou um navio durante a madrugada de sábado e outro pela manhã.

O porta-voz dos piratas não deu mais detalhes sobre esses barcos e suas trpulações, mas um de seus companheiros de Haradhere mencionou que uma das embarcações era de propriedade ucraniana, procedente do Brasil, e com destino ao Irã.

Piratas somalis capturam um cargueiro britânico.

Barco pirata navega no Golfo de Aden.
Piratas . VIP: Barco pirata navega no Golfo de Aden. Barco pirata navega no Golfo de Aden. Piratas

Fonte: AFP
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir