Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-06-2009

O ESQUEMA QUE PREJUDICOU A REGIíO SUL DO ESPÍRITO SANTO
Tem coisas que passam despercebidas da maioria das pessoas...
O ESQUEMA QUE PREJUDICOU A REGIíO SUL DO ESPÍRITO SANTO

Tem coisas que passam despercebidas da maioria das pessoas. Um acontecimento recente da política estadual merece uma analise detalhada.
Vamos aos fatos:

Rudinho se candidatou a Deputado estadual em 2002, apoiando o então candidato Paulo Hartung para Governador, Rudinho se elegeu com 19.004 (dezenove mil e quatro).

Rudinho assume em 2003 e por questões políticas rompe com o Governo, mesmo assim consegue algumas obras importantes para o Sul do Estado, como, ginásios esportivos, estradas e obras de infra-estrutura.

Chegam às eleições de 2006 e o que se vê em Marataízes e Itapemirim foi um excesso descabido de candidatos a Deputado Estadual. Em Marataízes chegou a ser ridículo, dois candidatos (Clebinho e Edmo Brandão) da base aliada do então prefeito Toninho.
Esse esquema teve como principal objetivo derrubar Rudinho.

Com tudo isso Rudinho ficou na segunda suplência na coligação que teve PSDB/PMDB/PTB.

Para fechar essa história quem entra em cena é César Colnago, aliado histórico de Paulo Hartung, Vereador de Vitória por três mandatos, Deputado Estadual desde 2002 e com um sonho declarado aos quatro ventos, "SER PREFEITO DE VITÓRIA".

Em 2004 Colnago se candidatou a prefeito de Vitória e é claro que contava com apoio do Governador Paulo Hartung, mas como Hartung só é fiel a ele mesmo, apoiou João Coser.

Reeleito em 2006 para Deputado Estadual, Colnago é escalado por Hartung para ser o Secretário de Agricultura (abriu-se uma vaga na Assembléia Legislativa que foi ocupada por Marcelo Coelho), uma estratégia para dar visibilidade ao deputado com a finalidade de elegê-lo deputado Federal, tudo isso como parte do plano para lançá-lo candidato a prefeito de Vitória em 2012.

Nas eleições municipais de 2008 três deputados da coligação de Rudinho se candidataram a prefeito, Ferraço (DEM) Cachoeiro de Itapemirim, Guerino Zanom (PMDB) Linhares e Hercules Silveira (PMDB) Vila-Velha, os correligionários de Rudinho torciam pela vitória de pelo menos dois desses nomes, com isso ele assumiria seu mandato.

Esses três candidatos são da base aliada do Governador Paulo Hartung, mas o que viu nas eleições de 2008 foi uma manobra bem arquitetada pelo governo para não deixar Rudinho assumir seu cargo.

Prova disso é que dos três candidatos, o governo só apoiou de fato Ferraço em Cahoeiro, em Linhares Hartung não mandou nem um representante sequer e o que se viu em Vila-Velha ainda foi mais espantoso, toda cúpula do governo apoiando Neucimar Fraga, aliado de primeira hora do Senador Magno Malta, adversário de Paulo Hartung.

Resultado: dos três (Ferraço, Guerino Zanom e Hercules Silveira) só um se elegeu, só não contavam com a derrota de Ferraço, Guerino Zanom se elegeu em Linhares.

Com a vitória de Guerino Zanom e Colnago na Secretaria de Agricultura abriu-se uma vaga na Assembléia, mas como todo mundo sabe, Hartung trouxe Colnago de volta para a Assembléia, mesmo sabendo que Colnago não queria deixar a Secretaria de Agricultura, simplesmente para não deixar Rudinho assumir.

Agora vem a pergunta, por que um govenador tão bem avaliado, com os trinta deputados aos seus pés, traiu aliados, magoou velhos amigos, atrasou sonhos de companheiros e se juntou a inimigos só para não ver Rudinho na Assembléia? Por que tanto medo de um simples Deputado?

E o pior de tudo isso é que Marataízes, Itapemirim e Presidente Kennedy ficou sem representante, fato que não ocorria a mais de quarenta anos.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir