Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-06-2009

PSOL deve apresentar representação contra Sarney Partido não especificou qual das denúncias seria ci
Partido não especificou qual das denúncias seria citada. Nos últimos dias o senador foi alvo de várias denúncias.
PSOL deve apresentar representação contra Sarney Partido não especificou qual das denúncias seria ci
Foto: Divulgação

A direção nacional do PSOL está reunida na manhã desta quinta-feira (25) para decidir se irá protocolar uma representação contra o presidente do Senado, José Sarney. A presidente nacional do partido, vereadora Heloísa Helena (AL), está em Brasília, e divulgou a informação de que já está com o pedido de investigação pelo Conselho de Ética pronto. O partido não especificou qual das denúncias envolvendo Sarney seria alvo da representação.

Nos últimos dias o senador foi alvo de várias denúncias como ter uma sobrinha trabalhando no gabinete do senador Delcidio Amaral (PT-MS), ter um neto trabalhando no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e que foi exonerado por boletim suplementar e; um outro neto que opera empresa de crédito consignado no Senado.

Caso a representação seja protocolada, ela será analisada primeiro pela Mesa Diretora. Cabe a este órgão aceitar ou não a representação. Com o pedido de investigação sendo aceito, o processo segue para o Conselho de Ética.

Projeto aprovado pelo Senado no ano passado pode complicar ainda mais a situação de Sarney caso a representação chegue ao Conselho. Baseado neste projeto, o plenário do colegiado poderá afastar Sarney da presidência da Casa enquanto durar a investigação.

A representação do PSOL pode ser mais um ingrediente da crise do Senado. Desde a posse de Sarney já foram afastados quatro diretores da Casa devido aos escândalos. O primeiro deles foi Agaciel Maia, que estava há 14 anos na diretoria-geral da Casa, tendo sido indicado pela primeira vez pelo próprio Sarney.

A crise da Casa já expôs irregularidades no pagamento de horas-extras, inchaço da Casa, uso indevido de passagens áreas por senadores, atos secretos, entre outros escândalos. Em pronunciamento recente, Sarney disse não ser o responsável pelas irregularidades: "A crise é do Senado, não é minha".

PSOL deve apresentar representação contra Sarney PSOL deve apresentar representação contra Sarney Partido não especificou qual das denúncias seria citada. Nos últimos dias o senador foi alvo de várias denúncias. senado Partido não especificou qual das denúncias seria citada. Nos últimos dias o senador foi alvo de várias denúncias. Confira tudo sobre sarney

Fonte: G1
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir