Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-06-2009

Em nota, Sarney diz haver campanha midiática contra ele
Há denúncia de que neto tenha sido favorecido indevidamente. Neto do presidente do Senado também divulgou nota de esclarecimento.
Em nota, Sarney diz haver campanha midiática contra ele
Foto: Agência Senado

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quinta-feira (25) existir uma "campanha midiática" contra ele. A declaração foi feita por meio de uma curta nota divulgada nesta tarde.

A intenção da nota é rebater a denúncia de que um neto de Sarney, José Adriano, tenha sido favorecido indevidamente em negócios de empresas com o Senado. Uma empresa de sua propriedade intermediou convênios de bancos com o Senado para a realização de operações de empréstimo consignado.

Veja a íntegra da nota:

"Sobre a matéria divulgada hoje pelo jornal "O Estado de S. Paulo", considero os esclarecimentos prestados pelo meu neto José Adriano Cordeiro Sarney, pessoa extremamente qualificada com mestrado na Sorbonne e pós-graduação em Harvard, suficientes para mostrar a verdadeira face de uma campanha midiática para atingir-me, na qual não excluo a minha posição política, nunca ocultada, de apoio ao presidente Lula e seu governo."

Caso

José Adriano divulgou nota mais cedo negando que o parentesco tenha resultado em favorecimento às suas atividades empresariais. José Adriano é sócio de uma empresa de consultoria intermediadora de convênios de bancos com o Senado. Ele disse que tomará "medidas judiciais" em relação à reportagem do jornal "O Estado de São Paulo".

"Condeno as insinuações descabidas. Nunca tive qualquer favorecimento, sou profissional qualificado, cuidando da minha vida. Em defesa do meu conceito profissional, informo que, em relação à reportagem, vou adotar as medidas judiciais necessárias", diz trecho da nota.

A nota foi divulgada através do gabinete do pai de José Adriano, o deputado federal Sarney Filho (PV-MA). José Adriano destaca sua formação em economia e administração em universidades do exterior.

Ele afirma ter atuado como gerente do departamento de crédito do HSBC antes de partir para a sua própria empresa. O banco, que faz parte da carteira de clientes de José Adriano, realizou convênio para operar crédito consignado no Senado. O neto de Sarney destaca na nota que o banco já tinha autorização para operar com crédito consignado quando o contratou.

Segundo o jornal, em pelo menos dois casos, os bancos credenciaram primeiro a empresa de José Adriano e só depois é que foram autorizados a operar crédito consignado no Senado. O HSBC credenciou a Sarcris em maio, e em dezembro assinou o ato que o autorizou a entrar na Casa.

O jornal também afirmou que a localização da Sarcris não existe nos endereços que declara nos documentos oficiais. José Adriano diz que devido à crise financeira mundial foi obrigado a reduzir as atividades e por isso a empresa não tem mais sede. Ele informou dois endereços anteriores da empresa em Brasília.
Leia a íntegra da nota:

"A propósito de reportagem publicada na edição de hoje deste jornal ('Neto de Sarney agencia crédito para funcionários do Senado'), esclareço os seguintes pontos:
1. Sou economista e administrador formado na Universidade Americana de Paris, com especialização em Economia Internacional pela Universidade de Sorbonne, na França, e curso de Pós-graduação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Nessa condição, fui gerente no departamento responsável por créditos no HSBC e, posteriormente, pelos conhecimentos na área, decidi atuar nesse mercado;
2. Em 2007 ao estabelecer-me em Brasília, o HSBC resolveu, em função de minha experiência, fazer uma parceria com a empresa da qual sou sócio, a Sarcris, cadastrando-a para cuidar de convênios que mantinha desde 1995 com instituições públicas e empresas privadas, inclusive o Senado Federal (convênio número 52/1995, firmado em 07 de dezembro de 1995);
3. Como dito anteriormente, o HSBC já dispunha de autorização para atuar, ao lado de inúmeras outras empresas, com crédito consignado para servidores públicos;
4. Ao contrário do que informa a reportagem, a Sarcris tem endereço em Brasília e chegou a ter 15 empregados agenciadores, com carteira assinada. Estabeleceu-se inicialmente no Edifício Multiempresarial e, depois, mudou-se para o Edifício Serra Dourada, no Setor Comercial Sul. Devido à crise financeira mundial e a consequente retração do crédito no Brasil, estamos reduzindo nossas atividades e rescindindo (28 de junho) o contrato de aluguel;
5. Em relação à Choice Consultoria, cujo nome consta em infográfico ilustrativo da reportagem (A-4), esclareço que a mesma mantém endereço no Liberty Mall, em Brasília e, ao contrário do que afirma a reportagem, nunca atuou no mercado de crédito consignado.
6. No mais, condeno as insinuações descabidas. Nunca tive qualquer favorecimento, sou profissional qualificado, cuidando da minha vida. Em defesa do meu conceito profissional, informo que, em relação à reportagem, vou adotar as medidas judiciais necessárias.

Atenciosamente,

JOSÉ ADRIANO CORDEIRO SARNEY"

Em nota, Sarney diz haver 'campanha midiática' contra ele

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir