Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2009

Farrah Fawcett, ícone dos anos 70 que chegou a ser "pantera"
Seu sorriso, cabelos dourados e figura sexy renderam à atriz Farrah Fawcett, que morreu hoje, aos 62 anos
Farrah Fawcett, ícone dos anos 70 que chegou a ser
Foto: AP

Da EFE,

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA), 25 jun (EFE).- Seu sorriso, cabelos dourados e figura sexy renderam à atriz Farrah Fawcett, que morreu hoje, aos 62 anos, em decorrência de um câncer, a fotografia mais célebre dos anos 70.

Foi um adeus anunciado, mas batalhado, como mostra o documentário que a atriz gravou recentemente para o canal "NBC", enquanto recebia tratamento contra a doença que sofria, um câncer anal que se estendeu para o fígado.

O documentário teve mais de nove milhões de espectadores.

"Não quero morrer desta doença. Portanto digo a Deus que realmente é a hora para um milagre", disse a atriz à câmara sem temor, com uma imagem visivelmente deteriorada, que, no passado, enfeitiçou todo um país.

A foto tirada em 1976 por Bruce McBroom, na qual a então modelo aparecia sentada com um biquíni vermelho que não deixava dúvidas sobre seu corpo escultural, vendeu mais de 12 milhões de exemplares e a transformou em um símbolo da década.

Em 2007, o pôster de Farrah foi publicado pela revista "GQ" "como a peça de arte feita pelo homem mais influente dos últimos 50 anos", que teve aparições em filmes como "Os Embalos de Sábado à Noite", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" ou "Boogie Nights - Prazer sem Limites", e em séries de TV como "That 70's Show" e "My Name is Earl".

Atualmente, o pôster pode ser comprado através da página oficial da atriz por US$ 100.

Marca da cultura popular, o característico penteado de Jill Munroe, sua personagem na série de TV "As Panteras", com o cabelo comprido, loiro, cortado em camadas e com as pontas viradas para fora, foi muito imitado, especialmente pelas mulheres americanas.

Em sua carreira de atriz destacam-se as três nomeações para os prêmios Emmy por sua participação na série dramática "The Guardian" (2001), na minissérie "Small Sacrifices" (1989) e no filme "The Burning Bed" (1984).

Também foi indicada para seis prêmios no Globo de Ouro, pelo filmes "Poor Little Rich Girl: The Barbara Hutton Story" (1987), "Nazi Hunter: The Beate Klarsfeld Story" (1986), o filme "Extremities" (1986), além da série de TV "As Panteras" (1976), que a deixou famosa.

Filha de uma dona de casa e de um petroleiro, Farrah abandonou "As Panteras" depois de apenas um ano de seu início e o conflito com os produtores acabou com um processo nos tribunais.

Ela exigia salários mais altos que os US$ 10 mil por episódio que ganhava. A atriz foi substituída por Cheryl Ladd, mas voltou a aparecer na série outras três vezes, como resultado da decisão judicial.

Embora durante seu sucesso tenha se negado a posar nua, a revista Playboy a convenceu a fazer uma ensaio fotográfico em dezembro de 1995. Foram vendidos quatro milhões de exemplares e a edição foi a mais vendida da década.

A atriz se casou com o ator Lee Majors, muito popular nos anos 70 pela série "The Six Million Dollar Man", mas se separou em 1979. Três anos depois começou uma relação com Ryan O'Neal ("Love Story"), com quem teve um filho, chamado Redmond, em 1985.

Nos últimos dias de sua vida, o ator pediu Farrah novamente em casamento e a atriz, finalmente, aceitou. O ator revelou, em uma entrevista ao canal "ABC", cuja transmissão está prevista para amanhã, que Farrah era o amor de sua vida.

Apesar de que sua intenção original era passar o documentário de sua luta contra o câncer apenas para sua família e amigos, a atriz decidiu que o filme poderia ser exibido no canal "NBC", porque sua história poderia inspirar as pessoas, segundo Alana Stewart, sua melhor amiga e produtora do trabalho.

O documentário, explicou O'Neal, começou "no fatídico dia no qual Farrah levou sua pequena câmara de vídeo ao consultório médico. E acabou sendo o dia no qual os médicos lhe disseram que o câncer, que ela pensava ter superado, tinha reaparecido".

Nas últimas semanas, Fawcett recebeu também a visita de Redmond, que está preso por violação da liberdade vigiada em um caso de drogas, depois de vários problemas com a lei. Pai e filho foram presos no dia 17 de setembro, acusados de posse de narcóticos.

Tudo isso confirma um destino que "a pantera" jamais pôde imaginar. E muito menos aquela jovem de biquíni vermelho. EFE

Farrah Fawcett, ícone dos anos 70 que chegou a ser "pantera"

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir