Categoria Social  Noticia Atualizada em 26-06-2009

Jovem Neda Soltan mortalmente ferida em um protesto no Irã O médico Arash Hejazi, que atendeu a jov
O médico Arash Hejazi, que atendeu a jovem Neda Soltan quando foi mortalmente ferida em um protesto no Irã
Jovem Neda Soltan mortalmente ferida em um protesto no Irã  O médico Arash Hejazi, que atendeu a jov
www.g1.com.br/

Londres, 26 jun (EFE).- O médico Arash Hejazi, que atendeu a jovem Neda Soltan quando foi mortalmente ferida em um protesto no Irã, afirmou que sua morte não foi em vão e que enquanto agonizava a jovem pareceu perguntar a ele "Por que?".

Em entrevista concedida ao jornal britânico The Times após fugir do Irã por causa da repressão, o médico iraniano relatou os detalhes do momento em que a jovem foi gravemente ferida por um tiro e como sua morte transformou a menina em mártir.

O médico disse que decidiu sair há poucos dias de Teerã e viajar para o Reino Unido ao perceber que ele aparecia nas imagens feitas por um telefone celular, divulgadas pela internet, e nas quais se via Neda estendida no chão.

Hejazi, de 38 anos, disse que a imagem da morte de Neda na rua o perseguirá durante muito tempo porque é símbolo da brutalidade do regime de Teerã contra sua própria gente.

"Desta maneira, ela não morreu em vão", ressaltou o médico, que admitiu que talvez nunca mais possa voltar a seu país.

Para Hejazi, Neda é o símbolo dos protestos, "ela era só uma pessoa na rua que era contra a injustiça em seu país, e por isso ela foi assassinada".

"Ela estava ali, o sangue brotava de seu peito. Ela inclinou a cabeça para olhar o ferimento, depois colocou a mão no peito. Só vi surpresa em seu rosto, depois perdeu o controle", disse.

As imagens feitas com um celular começaram a ser divulgadas na rede "CNN" e Al Jazira e seus amigos o chamavam para lhe perguntar se o homem que aparecia ajudando a menina era ele.

Nesse momento se deu conta que sua vida podia estar em perigo, por isso que decidiu deixar o Irã.

"Se tivesse sido identificado poderia ter sido detido. Podia ter sido uma das centenas de pessoas que desapareceram nos últimos dez dias... Qualquer coisa pode acontecer nesse país", afirmou.

Médico que atendeu a jovem Neda no Irã diz que sua morte não foi em vão

O médico Arash Hejazi, que atendeu a jovem Neda Soltan quando foi mortalmente ferida em um protesto no Irã
Jovem Neda Soltan mortalmente ferida em um protesto no Irã O médico Arash Hejazi, que atendeu a jovem Neda Soltan quando foi mortalmente ferida em um protesto no Irã michael O médico Arash Hejazi, que atendeu a jovem Neda Soltan quando foi mortalmente ferida em um protesto no Irã Confira mais sobre michael

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir