Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

FAB e Marinha encerram buscas por vítimas do AF 447 Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da
Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da Air France
FAB e Marinha encerram buscas por vítimas do AF 447 Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da
Foto: Ana Lima Freitas/Especial para Terra

ARTUR RODRIGUES

A Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha anunciaram, nesta sexta-feira, o fim das buscas por corpos de vítimas do voo 447 da Air France. A justificativa foi a impossibilidade da localização de mais cadáveres ou restos mortais na superfície do Oceano Atlântico. O avião caiu depois de deixar o Rio de Janeiro em direção a Paris, no dia 31 de maio.

"Nos últimos nove dias, nenhum corpo ou despojo foi localizado. Do dia 12 de junho ao dia 26 apenas dois corpos foram resgatados", disse o tenente-coronel da FAB Henry Munhoz. No total, foram achados 51 corpos e mais de 600 partes do Airbus A330 da companhia francesa.

"Desde o começo, trabalhamos com o objetivo de localizar 228 pessoas. Todo o nosso planejamento foi para isso. Até hoje, estávamos preparados. Temos a plena consciência de que o melhor que pudesse ser feito foi feito pelo Aeronáutica e pela Marinha. A operação foi a maior operação de busca já realizada pelas Forças Armadas do Brasil".

Foram utilizadas na ação 12 aeronaves e outras 12 embarcações, em esquema de revezamento. A área percorrida pelos navios totalizou 35 mil milhas, o equivalente a oito vezes a costa brasileira. O total de militares deslocados para a área da queda do avião foi de mais de 1,6 mil.

Permanecem nas áreas de busca os navios e um submarino franceses, com o objetivo de localizar as caixas pretas da aeronave. Segundo a FAB, a decisão de interromper as buscas coube somente ao Brasil. Não foi solicitada pela França a ajuda brasileira na operação para encontrar as caixas-pretas.

Dentro de três dias, todos os navios brasileiros devem estar atracados nos portos do Recife e de Natal com o restante das partes do avião encontradas.

O acidente
O Airbus A330 saiu do Rio de Janeiro no domingo (31), às 19h (horário de Brasília), e deveria chegar ao aeroporto Roissy - Charles de Gaulle de Paris no dia 1º às 11h10 locais (6h10 de Brasília).

De acordo com nota divulgada pela FAB, às 22h33 (horário de Brasília) o vôo fez o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta III). O comandante informou que, às 23h20, ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal.

Às 22h48 (horário de Brasília) a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta, segundo a FAB. Antes disso, no entanto, a aeronave voava normalmente a 35 mil pés (11 km) de altitude.

A Air France informou que o Airbus entrou em uma zona de tempestade às 2h GMT (23h de Brasília) e enviou uma mensagem automática de falha no circuito elétrico às 2h14 GMT (23h14 de Brasília). A equipe de resgate da FAB foi acionada às 2h30 (horário de Brasília).

FAB e Marinha encerram buscas por vítimas do AF 447.

Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da Air France. FAB e Marinha encerram buscas por vítimas do AF 447 Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da Air France AF 447 Imagem de arquivo mostra destroços do Airbus da Air France AF 447

Fonte: http://noticias.terra.com.br
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir