Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Retrospectiva 2008 - Sequestro em SP
Lindenberg Fernandes Alves mantém a ex-namorada (foto) como refém há dois dias em um apartamento no conjunto habitacional do CDHU no Jardim Santo André
Retrospectiva 2008 - Sequestro em SP
Foto: Rivaldo Gomes/Folha Imagem

da Folha Online

O programa "A Tarde é Sua", da Rede TV!, exibiu na tarde desta quarta-feira uma entrevista com o ajudante de produção Lindemberg Fernandes Alves, 22, que mantém a ex-namorada refém desde segunda-feira (13) em Santo André (Grande São Paulo). À apresentadora Sonia Abrão o rapaz disse que vai soltar a garota, mas se recusou a informar o horário. Com medo da polícia, ele afirmou que entregará as duas armas, descarregadas, para a adolescente e que sairá do apartamento com as mãos para o alto.

Alves também conversou com a Folha Online, por telefone, e disse que não teria condições de pensar no desfecho do caso.

À TV o rapaz disse que vai deixar as armas com a adolescente no momento da rendição. "Vou deixar nas mãos dela [as armas]. Na melhor hora eu vou fazer isso. É difícil ter confiança da polícia, acreditar na polícia", disse.

Ele demonstrou ter medo de ser baleado pela polícia. "Depende do comandante não fazer "palhaçada". Falei para ele [negociador] não se aproximar. E se tiver um cara atrás da porta me esperando?. Os caras são inteligentes. Não confio na polícia."

Policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), da Polícia Militar, negociam a rendição de Alves e a entrega da garota desde a noite de segunda-feira. Seis atiradores de elite estão posicionados ao redor do apartamento.

A adolescente refém, que tem 15 anos, também falou ao programa e demonstrou ter medo da reação de Alves durante sua libertação.

"Peço para os policiais tranqüilidade, fazer o que ele pedir. Vai dar tudo certo. Eu estou bem, ele está me tratando bem. Está todo mundo calmo, agora a situação está sob controle. Ele [Alves] "tá" cheio de bala, então qualquer decisão precipitada vai me prejudicar. Minha vida está nas mãos dos policiais. Na melhor hora ele vai me liberar", disse a garota à apresentadora.

Famílias

Alves tentou tranqüilizar sua família durante a entrevista ressaltando que, ao libertar os amigos de sua ex-namorada --dois garotos libertados ainda na segunda-feira e uma adolescente liberada na noite de terça-feira (14)-- não houve problemas.

"Só quero deixar minha mãe e minhas irmãs "confortável" de que vai ficar tudo tranqüilo. No melhor momento, não será por força e por cobrança, vou liberar [a adolescente]. Quando soltei os meninos, não foi tudo "de boa"?", disse Alves.

Suzi Fernandes Alves, 26, irmã do rapaz, disse no início da tarde de hoje que a mãe deles está sendo medicada com calmantes desde a última segunda-feira, quando começou o seqüestro. "Eu queria falar para ele se entregar porque minha mãe e todos nós estamos sofrendo muito", afirmou Suzi.

O pai e a mãe da adolescente mantida refém acompanham o seqüestro de um prédio em frente ao edifício onde a filha é mantida em cárcere privado.

Acompanhados de religiosos, eles contaram à Folha Online que, por influência da filha deles, Alves chegou a ir por algum tempo à igreja evangélica que a família freqüenta. Amigos da família afirmaram que o rapaz sempre se mostrou tranqüilo.

Por volta do meio-dia, a mãe da garota se desesperou ao vê-la aparecer na janela. Ela gritou bastante, mas foi contida por amigos. Naquele horário, a menina usou uma corda feita com lençóis para pegar alimentos.

Reféns

A adolescente foi rendida em casa, quando estudava com três amigos --uma menina e dois garotos, todos já libertados.

Alves, inconformado com o fim do namoro, está armado com dois revólveres e tem um saco cheio de balas, segundo a polícia. De acordo com familiares, eles namoraram por três anos e terminaram há um mês, por iniciativa dele. Ela teria se recusado a reatar.

Desde o início do seqüestro, ele disparou quatro tiros em direção às pessoas que acompanham a movimentação. Ninguém se feriu.

Segundo o comandante do batalhão do Gate, tenente-coronel Flávio Jari Depieri, o rapaz demonstrou "picos de agressividade" durante as negociações realizadas ontem.

Ciúme

Colegas de escola das duas garotas mantidas reféns afirmam que Alves é ciumento e agressivo.

Dos três amigos da adolescente também rendidos por Alves, os dois meninos foram libertados na noite de segunda-feira. A garota, que deixou o imóvel na noite de ontem, se negou a deixar o apartamento antes para não deixar a amiga sozinha com o ex-namorado, de acordo com parentes.

As duas meninas são amigas desde o ensino fundamental.

TV exibe entrevista em que rapaz que mantém refém diz ter medo da polícia.

Lindenberg Fernandes Alves mantém a ex-namorada (foto) como refém há dois dias em um apartamento no conjunto habitacional do CDHU no Jardim Santo André. Em entrevista a um programa de TV, o rapaz diz ter medo da polícia. Retrospectiva 2008 - Sequestro em SP Lindenberg Fernandes Alves mantém a ex-namorada (foto) como refém há dois dias em um apartamento no conjunto habitacional do CDHU no Jardim Santo André refém

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir