Categoria Educação  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Retrospectiva 2008 - Enem 2008. Confira o Resultado
Neste ano, ninguém gabaritou a avaliação do MEC. Jovem de Vitória perdeu pontos na redação.
Retrospectiva 2008 - Enem 2008. Confira o Resultado
Foto: www.maratimba.com

BRASÍLIA - Alunos de escolas públicas não conseguiram, no 3º ano do ensino médio, acertar metade das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008, segundo relatório do MEC (Ministério da Educação) desta quinta-feira (20). Eles tiveram média 37,27. A nota "azul" foi alcançada pelos colegas das escolas privadas, que tiraram, em média, 56,12 em escala que vai até 100.

O abismo que separa as duas redes - 18,25 pontos - é menor que o visto em 2007, quando a prova teve nível mais fácil e beneficiou os alunos das particulares. Mas é maior que os 17,13 de diferença entre as duas redes vistas em 2006.

As comparações levam em conta as notas dos estudantes na prova objetiva, de múltipla escolha. Não foram consideradas as notas dos treineiros - que ainda não chegaram ao 3º ano - nem dos egressos, que já se formaram.

A Bahia teve a maior distância de desempenho entre alunos de escolas públicas e privadas: 55,34 contra 33,06. Em média, o Nordeste é a região em que essa diferença é maior, 19,31 pontos.

Os Estados em que o desempenho das duas redes mais se aproxima são Roraima e Rio Grande do Sul. No primeiro, com a média da rede particular abaixo do resto do país (35,03) as escolas públicas estão menos distantes.

Já entre os gaúchos têm a maior média entre escolas públicas do país (42,12), 11,3 pontos atrás das escolas particulares do Estado. Com informações da UOL.

Leia mais

O primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino médio deste ano, foi um estudante de Vitória. Caio Nasser Mancini, 19 anos, acertou todas as questões objetivas da prova, e na redação obteve nota 97,5, em cem pontos possíveis. No Enem 2007, uma estudante de Minas Gerais conseguiu gabaritar toda a prova.

Veja o site do Jornal da Globo

A estratégia de Caio para a boa nota foi escrever muito. "Chegava da escola, prestava atenção na aula, lia alguns livros e depois buscava fixar o conteúdo fazendo cadernos de resumos", disse. O jovem cursou o ensino médio parcialmente no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e em uma escola particular.

Todos os dias, ele estuda quatro horas, além das que passa em aulas no curso pré-vestibular. O estudante deseja uma vaga no curso de medicina e vai prestar prova neste domingo (23), na disputa pela vaga na Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes). 

 

É tanta a preocupação com os estudos que o jovem se cansou de dar entrevistas após o resultado na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Nem atende mais o telefone.

Seu pai, o engenheiro Nilson Mancini Júnior, 51 anos, afirmou que a redação nunca foi seu forte. "O Caio sempre teve facilidade em matemática, física, biologia. E sempre teve dificuldade na redação e um pouquinho em português", conta.

"No ano passado, ele ficou fora da faculdade por um ponto. E o que o derrubou foi a redação. Por isso, ele se preparou bem", afirma o pai.

Resultados

O MEC divulgou nesta quinta-feira (20) os resultados do Enem 2008. Os estudantes podem consultar o seu desempenho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Veja aqui seu boletim de desempenho

Para ver as notas, é necessário fornecer a senha obtida na inscrição. É possível consultar as médias alcançadas na parte objetiva e na redação.

Além da consulta pela internet, os estudantes receberão, a partir da próxima semana, pelos Correios, o boletim de desempenho no endereço informado no ato da inscrição.

O exame foi aplicado no dia 31 de agosto. A prova é formada por 63 questões de múltipla escolha interdisciplinares de conhecimentos gerais (do conteúdo do ensino médio) e uma redação.

Primeiro lugar no Enem teve média 98,75
Neste ano, ninguém gabaritou a avaliação do MEC.
Jovem de Vitória perdeu pontos na redação.

Retrospectiva 2008 - Enem 2008. Confira o Resultado Neste ano, ninguém gabaritou a avaliação do MEC. Jovem de Vitória perdeu pontos na redação. Enem 2008

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir