Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-06-2009

Retrospectiva 2008 - Perito diz que não houve tiro antes de invasão do apartamento de Eloá
Especialista analisou imagens gravadas um minuto antes da explosão. Polícia afirma que invadiu apartamento depois de ouvir um disparo.
Retrospectiva 2008 - Perito diz que não houve tiro antes de invasão do apartamento de Eloá
Foto: www.g1.com.br

Peritos analisaram as gravações do fim do seqüestro das jovens de 15 anos Eloá e Nayara, em Santo André, no ABC, e identificaram quatro disparos, efetuados em seqüência rápida, todos depois que a polícia explodiu a porta do apartamento.

Na manhã da sexta-feira (17), dois policiais se aproximaram e instalaram um explosivo entre a porta e o batente. A explosão acontece oito horas depois. Os policiais levaram quinze segundos para conseguir entrar. Ferida no rosto, a primeira refém a sair do cativeiro é Nayara. Em seguida, sai o seqüestrador Lindemberg dominado por um policial. Os vizinhos gritavam e perguntavam por Eloá. Em seguida, um médico tentava chegar ao apartamento, enquanto um policial saía com a jovem nos braços.

A polícia sustenta que invadiu o apartamento depois de ter ouvido um tiro. O perito Ricardo Molina afirma ter identificado os quatro tiros, mas todos depois da explosão da porta e antes da entrada dos PMs no apartamento. "Não há nenhum tiro um minuto antes da explosão, o que não quer dizer que não tenha havido algum tempo antes", diz Molina, que analisou imagens de vídeo gravadas um minuto antes da invasão.

Um programa de computador mostra o momento em que foi disparado cada tiro: a bomba da polícia explode, e os dois primeiros tiros são em um intervalo muito curto. "É possível que sejam os dois tiros que ele deu na vítima que veio a falecer, na Eloá. E aí ele tem um pequeno intervalo onde ele talvez tenha se voltado para outra", explica o perito.

No momento do terceiro tiro, os policiais estão ainda tentando entrar no apartamento. O quarto e último foi quase dois segundos depois do terceiro, e seria, segundo Molina, "um tiro de calibre mais elevado, que seria da PM, com bala de borracha".

O fotógrafo André Henriques, que fez as fotos do local do crime pouco depois da tragédia, mostram a sala, o colchonete onde estava Nayara, e o sofá onde Eloá foi encontrada. "Quando eu vi ali aquela quantidade de sangue eu vi que a situação era grave, mas o que mais me chamou a atenção foi um porta-retrato com uma foto da Eloá tombado. A foto dela era feliz, sorrindo, menina, né? passa um filme na sua cabeça."

Perito diz que não houve tiro antes de invasão do apartamento de Eloá
Especialista analisou imagens gravadas um minuto antes da explosão.
Polícia afirma que invadiu apartamento depois de ouvir um disparo. Retrospectiva 2008 - Perito diz que não houve tiro antes de invasão do apartamento de Eloá Especialista analisou imagens gravadas um minuto antes da explosão. Polícia afirma que invadiu apartamento depois de ouvir um disparo. sequestro

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir