Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-06-2009

Argentina: Eleições tiram maioria à presidente
A presidente argentina, Cristina Kirchner, teve uma derrota estrondosa nas eleições legislativas...
Argentina: Eleições tiram maioria à presidente
Foto: www.abola.pt

A presidente argentina, Cristina Kirchner, teve uma derrota estrondosa nas eleições legislativas deste domingo e viu o seu partido perder a maioria o Parlamento.

Mais do que renovar metade do Congresso e um terço do Senado, as eleições intercalares deste domingo foram apresentadas como um plebiscito ao governo de Cristina Kirchner.

Contada a quase totalidade dos votos, a avaliação dos argentinos foi clara: o Partido Peronista, da presidente, perdeu a maioria nas duas câmaras legislativas e sofreu derrotas humilhantes em várias províncias do país.

O marido de Cristina Kirchner, e antigo presidente da República, Néstor Kirchner, foi o rosto da derrota do Partido Peronista, tendo sido ultrapassado por Francisco de Narvaez na província de Buenos Aires.

Além do círculo eleitoral da capital argentina, os Kircher foram também derrotados em distritos importantes, como Córdoba, Santa Fe e Mendoza.

Estima-se que o partido da presidente venha a perder duas dezenas de assentos parlamentares. Um cenário que vai certamente dificultar a missão de Cristina Kirchner durante os últimos dois anos e meio de mandato.

Mais difícil ficou também a hipótese de Néstor suceder a Cristina e dar continuidade à hegemonia política do casal Kirchner (que já lidera a Argentina desde 2003).

É que além do suplemento de moral conquistado pela oposição, é já seguro que a noite de domingo marcou o início da luta pelo poder no seio do Partido Peronista.

Argentina: Eleições tiram maioria à presidente.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, teve uma derrota estrondosa nas eleições legislativas...

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir