Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-06-2009

Segurança, transporte, hospedagem: África do Sul não passa no primeiro teste
O transporte foi apontado como um dos pontos deficientes da organização na África do Sul
Segurança, transporte, hospedagem: África do Sul não passa no primeiro teste
Foto: http://globoesporte.globo.com

Thiago Dias e Thiago Lavinas

Bons estádios, torcida empolgada, estradas em condições razoáveis. Nestes pontos, a África do Sul fica perto de uma nota favorável para realizar a Copa do Mundo de 2010. Porém, há problemas sérios que precisam ser corrigidos em um ano e que o país foi reprovado durante a Copa das Confederações: segurança, transporte e hospedagem, principalmente, deram dor de cabeça às delegações, aos profissionais e aos turistas que vieram acompanhar a competição.

Duas delegações foram assaltadas dentro de dois hotéis oficiais da Fifa usados como concentração: Brasil, em Pretória, e Egito, em Joanesburgo. Jornalistas brasileiros também sofreram. Duas equipes também foram roubadas e vários torcedores relataram casos semelhantes no Ellis Park, que recebeu a abertura e a final da Copa das Confederações.

O chefe da delegação da seleção, Antonio Carlos Nunes de Lima, reclamou publicamente da violência na África do Sul ao dizer que não levará sua família para o Mundial no ano que vem, já que Joanesburgo "parece uma cidade em guerra permanente". Apesar de a CBF emitir uma nota oficial bastante política deixando claro que a opinião do dirigente não era a mesma da entidade, Nunes não mentiu ao dizer que é raro ver pessoas andando nas ruas ao anoitecer. Nos hotéis, os funcionários recomendam aos turistas que não saiam a pé, a qualquer hora do dia.

A violência é um problema sério no país, que sobre com as desigualdades sociais. Preocupa tanto a Fifa que há uma placa na entrada do Ellis Park pedindo cuidado aos torcedores com sequestros, assaltos e um tipo de crime em que bandidos quebram o vidro de carros e roubam. O estádio fica ao lado do bairro considerado o mais perigoso de Joanesburgo, Hillbrow.

No centro da capital do país, a grande quantidade de desempregados, refugiados e pessoas nas ruas assusta. E também gera problemas: uma equipe de jornalistas brasileiros teve o carro cercado por cinco bandidos, que quebraram o vidro do veiculo e levaram o telefone
celular da motorista.

O trânsito nas grandes cidades sul-africanas é lento. Há engarrafamentos constantes durante os dias nas principais ruas de Joanesburgo e Pretória. Obram estão sendo feitas para alargar as avenidas. Em 2010, a expectativa é que já esteja em funcionamento o trem expresso que ligará as duas cidades. Até o final deste ano, Joanesburgo espera contar com a faixa exclusiva de ônibus, que ligará o subúrbio (como Soweto) ao centro e deverá facilitar a vida da população. Mas é difícil prever como os turistas vão se locomover pelas cidades já que o transporte público é precário. É raro ver um turista nas vans que circulam pela cidade. Não há ônibus. Pior, não há táxis circulando pelas ruas. A solução é alugar um carro com GPS.

Além disso, os torcedores terão problema com hospedagem. A estimativa é que a Fifa ocupe 70% dos hotéis disponíveis nas nove cidades que receberão jogos (Joanesburgo, Pretória, Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Port Elizabeth, Rustenburg, Nelspruit e Polokwane). Atualmente, o país dispõe de 40 mil quartos segundo a Fifa. Precisa de mais 15 mil. Durante a Copa das Confederações, por exemplo, Joanesburgo não conseguiu atender todos os torcedores que estiveram no local para os jogos de futebol e de rúgbi, já que cerca de 15 mil ingleses viajaram à África do Sul para acompanhar este esporte.

O principal ponto positivo é o apoio e a alegria do povo africano de receber a Copa do Mundo. Torcedores animados, voluntários dedicados e muita festa foram observados durante a Copa das Confederações. As vuvuzelas, cornetas que fazem um barulho ensurdecedor e não param de ser acionadas nos estádios, viraram o símbolo da competição e prometem chegar com força também ao Mundial. Os quatro estádios utilizados na Copa das Confederações também passaram no teste. Ainda precisam de melhorias, mas já estão em boas condições. Bem sinalizados, com lugares confortáveis. Nenhuma briga ou confusão aconteceu durante a competição. Que venha 2010!

Segurança, transporte, hospedagem: África do Sul não passa no primeiro teste
País apresente problemas durante Copa das Confederações e tem um ano para ficar pronto para a Copa do Mundo

Fonte: http://globoesporte.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir