Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-06-2009

A pianista francesa Anne Lovett, 29, vestiu-se como Michael para homenageá-lo.
A pianista francesa Anne Lovett, 29, vestiu-se como Michael para homenageá-lo. - Michael Jackson
A pianista francesa Anne Lovett, 29, vestiu-se como Michael para homenageá-lo.
Foto: Denise Dweck / G1

Denise Dweck

No dia seguinte ao anúncio da morte de Michael Jackson, fãs do rei do pop decidiram ir às ruas para cantar e dançar, em tributo ao ídolo em Londres. Manifestações foram organizadas por meio da internet, com mensagens via redes sociais, como Twitter e Facebook. Na capital inglesa, às 18h, no horário local, o encontro foi na estação de trem e metrô Liverpool Street, no leste da cidade. O número de pessoas foi além do esperado e o grupo, com cerca de mil pessoas (de acordo com estimativa de policiais), foi transferido para o lado de fora da estação, numa rua ao lado.

O propósito era um grande "moonwalk" coletivo, um ensaio da famosa dança de Michael, em que ele caminhava para trás. A sugestão foi do blogueiro de tecnologia Milo Yiannopoulos, que enviou a mensagem por Twitter na manhã desta sexta-feira (26).

"Vi umas sugestões soltas na internet sobre um encontro e resolvi organizar o evento. Era uma forma de prestar uma homenagem", diz Yiannopoulos, que comandou a multidão na rua. Não houve uma dança coreografada, como o esperado, mas fãs dançaram e cantaram espontaneamente músicas do ídolo, como "Billie Jean", "Bad" e "Thriller".

Entre os dançarinos de ocasião, havia crianças, jovens, executivos e muitos trabalhadores que passavam pelas ruas. Muitos fãs disseram curtir a idéia de uma dança coletiva. "Temos que fazer isso mais vezes", disse Tanya Camilleri, que dançava junto com a amiga Meggie. As duas tinham acabado de sair do trabalho.

Vigília

No centro de Londres, na tradicional Trafalgar Square, outros fãs organizaram uma vigília. Munidos de um aparelho de som que tocava clássicos de Michael, um grupo de jovens dançava ao redor de roupas e objetos que lembravam o cantor, colocados ao centro, como relíquias. Cada vez que alguém trazia algum objeto novo (entre eles uma jaqueta como a do clipe "Thriller" e mantas com imagens de Michael), todos vibravam. Alguns fãs até se vestiram como o ídolo.

Essa foi a forma que a pianista clássica francesa, Anne Lovett, de 29 anos, encontrou para lembrar Michael. "Já me vesti como ele várias vezes quando era mais nova e achei que seria uma boa forma de homenageá-lo", diz Anne. A pianista, que se apresentará no Brasil em novembro, conta que escapava de ensaios de música clássica para dançar músicas do ídolo, quando era menor.

Na praça, também foi improvisado um pequeno memorial com fotos do cantor, onde pessoas depositaram flores e acenderam velas. Alguns fãs sentavam apenas calados, numa tentativa de se confortar, como a iraquiana Nora Al-Hakim, de 29 anos.

"Fiquei chocada com a notícia, sinto que perdi um parente. Não queria ficar sozinha chorando em casa", diz. Nora conta que cresceu no Iraque ouvindo Michael Jackson, junto com sua família. Nesta sexta (26), sua mesa de trabalho estava cheia de fotos do ídolo e, segundo ela, não foi fácil manter a concentração.

Fãs encarnam Michael Jackson durante flash mob em Londres
Cerca de mil pessoas se reuniram em estação de trem de Liverpool Street.
Na tradicional Trafalgar Square, vigílias foram organizadas nesta sexta (26). Playboy Sexy e Paparazzo Michael Jackson

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir