Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-06-2009

Brasil bate EUA e vence sua terceira Copa das Confederações
Em virada espetacular, construída no segundo tempo, o Brasil superou os Estados Unidos por 3-2
Brasil bate EUA e vence sua terceira Copa das Confederações
Foto: AP

JOHANNESBURGO, África do Sul (AFP) — Em virada espetacular, construída no segundo tempo, o Brasil superou os Estados Unidos por 3-2 neste domingo no estádio Ellis Park de Johannesburgo e conquistou, pela terceira vez, a Copa das Confederações, depois das vitórias de 1997 e 2005.

O atacante Luís Fabiano marcou duas vezes, aos 46 e aos 74 minutos, e se tornou o artilheiro da competição com cinco gols. Lúcio fez o terceiro já no fim do jogo, aos 84 minutos. Clint Dempsey e Landon Donovan fizeram os gols dos Estados Unidos ainda no primeiro tempo.
Dempsey abriu o placar aos 10 minutos. O meia recebeu ótimo cruzamento de Jonathan Spector dentro da área e emendou de primeira no canto direito de Júlio César, marcando seu terceiro gol no torneio.

A resposta do Brasil veio aos 12, quando Robinho recebeu de Kaká pela esquerda, invadiu a grande área e chutou, para a defesa de Tim Howard.
Aos 26, Kaká fez lindo passe de calcanhar para Maicon, que chegou à linha de fundo e bateu forte, em ângulo fechado, para mais uma defesa de Howard.

Os Estados Unidos chegaram ao segundo gol um minuto depois, em jogada de contra-ataque. Donovan e Charlie Davies arrancaram em velocidade, o primeiro tocou para o segundo, recebeu de volta, teve calma para tirar Ramires da jogada e bater rasteiro, pegando Júlio César no contrapé: 2-0.

O Brasil teve uma grande chance de diminuir aos 34 minutos. Robinho tocou para André Santos na grande área do lado esquerdo. O lateral bateu forte, mas Howard fez excelente defesa.

A Seleção voltou com tudo do intervalo. Na primeira jogada de ataque, aos 46, Maicon tocou para Luís Fabiano na grande área. O atacante dominou com o pé direito, girou e bateu de esquerda no canto esquerdo de Howard, fazendo seu quarto gol nesta Copa das Confederações.
O Brasil assustou novamente aos 58 e aos 60, em duas jogadas parecidas. Na primeira, Lúcio arrematou de cabeça uma cobrança de escanteio e o goleiro norte-americano defendeu. Na segunda, Kaká recebeu um cruzamento na pequena área e cabeceou para baixo. A bola bateu na trave e entrou, mas Howard tirou no desespero em cima do travessão e o juiz não validou o que seria o gol do empate brasileiro.

Os Estados Unidos tiveram duas chances de ampliar, em chutes de Donovan e Dempsey aos 65 e 66, mas Júlio César apareceu bem.
Dunga resolveu mexer no time no minuto seguinte, lançando Daniel Alves no lugar de André Santos e Elano no de Ramires.

Luís Fabiano empatou, de cabeça, aos 74, em jogada que começou com grande arrancada de Kaká pela esquerda. O apoiador tocou no meio para Robinho, que emendou no travessão. No rebote, o atacante do Sevilla mandou para o fundo das redes.
O Brasil decretou a virada aos 84. Na cobrança de um escanteio pela esquerda, Lúcio subiu mais alto que a defesa adversária para cabecear com força. A bola bateu na trave direita antes de entrar.

Brasil bate EUA e vence sua terceira Copa das Confederações

Fonte: AFP
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir