Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Zelaya diz que voltará a Honduras para completar mandato
O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou hoje que voltará a Tegucigalpa na quinta-feira para completar seu mandato presidencial
Zelaya diz que voltará a Honduras para completar mandato
Foto: Reuters


Manágua, 29 jun (EFE).- O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, anunciou hoje que voltará a Tegucigalpa na quinta-feira para completar seu mandato presidencial, que termina no dia 27 de janeiro de 2010.

"Vou para Tegucigalpa na próxima quinta-feira. Que me espere o povo, que me espere o Exército e os que querem sacrificar este sistema", assegurou o presidente deposto hondurenho durante a cúpula de chefes de Estado e de Governo do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica), em Manágua.

Os líderes deste mecanismo de integração se reuniram hoje com caráter de urgência na Nicarágua para respaldar o presidente hondurenho, que foi detido e expulso do país pelos militares, antes de ser cassado pelo Parlamento, que nomeou Roberto Micheletti em seu lugar.

Zelaya disse que voltará a Tegucigalpa depois de visitar Washington, onde participará de uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O governante hondurenho também assistirá a uma sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Zelaya afirmou ainda que vai retornar a Honduras acompanhado pelo secretário-geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza.

Insulza, que também se encontra na capital nicaraguense, ofereceu a Zelaya sua companhia para voltar a Tegucigalpa.

O presidente disse que voltará a seu país para completar seu mandato de quatro anos, para o qual foi eleito democraticamente.

Durante seu discurso, o mais aplaudido na sala de convenções, Zelaya confirmou que recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que informou que o Brasil retirou seu embaixador de Honduras como demonstração de apoio.

Insulza reafirmou que a OEA reconhecerá apenas Zelaya como chefe de Estado de Honduras, e condenou o "golpe militar" perpetrado pelo "Governo ilegítimo" que se estabeleceu em Tegucigalpa.

Zelaya diz que voltará a Honduras para completar mandato

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir