Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Restrição a circulação de caminhões começa a valer hoje
Restrição a circulação de caminhões começa a valer hoje - caminhões
Restrição a circulação de caminhões começa a valer hoje
Foto: Joel Silva - 18.jun.2008 / Folha Imagem

Colaboração para a Folha Online

As novas restrições ao tráfego de caminhões na cidade de São Paulo começaram a vigorar às 5h desta segunda-feira. Entre elas está a nova delimitação da ZMRC (Zona Máxima de Restrições a Caminhões). Com a medida, os caminhões de médio e grande portes estão proibidos de circular na área --de 100 km quadrados interna ao centro expandido-- das 5h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 14h aos sábados.

Os motoristas que forem pegos na área proibida levarão uma multa e serão orientados a sair da zona de restrição. Se um motorista ficar durante as 16 horas de proibição na zona restrita, levará oito infrações médias (cujo valor somado chega a R$ 681,04) e levará 32 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que acarretará na suspensão temporária do direito de dirigir.

No caso dos caminhões pertencentes a empresas, as multas serão mais severas. Os empresários terão 15 dias para indicar ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito) o nome do funcionário que recebeu a multa. Caso isso não ocorra, as multas serão progressivas, podendo chegar a até R$ 3.064,18 em apenas um dia de infração.

Os caminhões de pequeno porte (de até 6,3 metros de comprimento) também terão restrições na circulação. A partir da próxima semana, eles entrarão em um sistema de rodízio de placas par e ímpar no período de 30 de junho a 31 de outubro, além de cumprir, cumulativamente, as regras do rodízio municipal de veículos.

As novas regras de circulação valem até 1º de novembro. Dessa data em diante, todos os veículos de carga só poderão circular entre 21h e 5h na ZMRC, ainda de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A intenção da nova restrição veicular, segundo a prefeitura, é provocar a retirada de cerca de 100 mil dos 210 mil caminhões que rodam na área central --uma melhoria de 14% a 17% no trânsito.

A CET disponibilizou o telefone (11) 3871-8866 para tirar as dúvidas dos motoristas sobre a nova regulamentação. Quem quiser também poderá tirar as dúvidas pelo email [email protected].

Exceções

Nem todos os caminhões serão proibidos de circular na ZMRC. Veículos de socorro mecânico, cobertura jornalística e de serviços de emergência, por exemplo, ficarão fora da nova fiscalização.

Já os caminhões de mudança e de coleta de lixo poderão circular das 5h às 16h, não podendo trafegar entre as 16h e as 21h.

Veja, abaixo, as exceções:

das 5 às 16 horas:
- obras e serviços de infra-estrutura urbana
- concretagem e concretagem-bomba
- feiras-livres
- mudanças
- coleta de lixo

das 5h às 12h
- transporte de produtos alimentícios perecíveis

das 9h às 20 horas:
- transporte de valores - de 30/06/2008 até 31/10/2008

das 10 às 16 horas:
- remoção de terra/entulho e transporte de caçambas
- prestação de serviços públicos essenciais
- produtos perigosos de consumo local com até 2 eixos
- transporte de valores a partir de 1 de novembro de 2008

circulam em período integral:
- caminhões que prestam serviços de urgência
- socorro mecânico de emergência
- cobertura jornalística
- obra de serviços de emergência
- acesso a estacionamento próprio
- correios e serviços de emergência de sinalização de trânsito

Restrição a circulação de caminhões começa a valer hoje em São Paulo
Playboy Sexy e Paparazzo Restrição

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir