Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Senado reclama de entrevista do presidente da Petrobras em CPI
A entrevista do presidente da Petrobras, Jos� S�rgio Gabrielli, publicada neste domingo (28) pelo Estado...
Senado reclama de entrevista do presidente da Petrobras em CPI
Foto: Divulga��o

A entrevista do presidente da Petrobras, Jos� S�rgio Gabrielli, publicada neste domingo (28) pelo Estado, deixou a bancada do governo em situa��o embara�osa e prejudicou o esfor�o do Pal�cio do Planalto em evitar - ou adiar - a instala��o da Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI), criada pelo Senado, para investigar irregularidades na estatal. Senadores do governo e da oposi��o ouvidos concordaram que Gabrielli foi in�bil e mostrou uma arrog�ncia que prejudica a estrat�gia de negocia��o dos governistas na hora mais crucial.

Gabrielli fez 'amea�as' � comiss�o

Em um trecho da entrevista, o presidente da Petrobras disse que, na falta de fatos determinados para investigar, senadores estariam apelando para "fatos artificiais" armados em combina��o com a imprensa, ou a "coscuvilhices" (mexericos). A seguir, fez uma amea�a velada: "Estamos preparados para um vale-tudo". E acrescentou: "O ataque tamb�m faz parte da defesa".

Parlamentares respondem � altura

A rea��o veio r�pida. "Essa arrog�ncia do Gabrielli esconde medo", disse o l�der do PSDB, Arthur Virg�lio (AM). L�der do PTB e vice-l�der do governo no Senado, Gim Argello (DF), um dos articuladores do movimento para barrar a CPI, ficou desconsolado com a entrevista. "N�o vejo necessidade em bater no Congresso. N�o vejo parlamentares com inten��o de detonar a Petrobras", observou.

A sensa��o geral, por�m, � a de que o presidente da Petrobras vem desde o in�cio atropelando a estrat�gia do pr�prio governo. O primeiro erro apontado foi a perambula��o de Gabrielli nos gabinetes do Senado, h� duas semanas, na presun��o de que iria dobrar a oposi��o. "Agora ele repete o erro com amea�as veladas" criticou o senador Renato Casagrande (PSB-ES), da base aliada. "� autorit�ria a postura de quem combate CPI", atacou o senador �lvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento de convoca��o da CPI. Para ele, h� muitos "fatos nebulosos" na estatal para serem investigados.

Den�ncias

As den�ncias levantadas na CPI incluem irregularidades em contratos milion�rios da estatal at� manobras cont�beis para sonega��o de R$ 4 bilh�es em impostos. Est�o ainda inclu�das acusa��es de beneficiamento a prefeituras e projetos de pol�ticos petistas na destina��o de recursos da Petrobras e fraudes na distribui��o de royalties. A CPI deve requisitar tamb�m o relat�rio de recente sindic�ncia interna mantida sob sigilo pela empresa, al�m de explica��es sobre o empr�stimo de R$ 20 bilh�es tomados junto � Caixa Econ�mica Federal, entre outras opera��es suspeitas. Para o senador Jos� Agripino Maia (DEM-RN), a Petrobras n�o deve se preocupar porque a CPI vai se ater a fatos concretos. "Em vez do vale-tudo, n�s queremos o vale a verdade, com os fatos nebulosos passados a limpo", disse.

Senado reclama de entrevista do presidente da Petrobras em CPI.

A entrevista do presidente da Petrobras, Jos� S�rgio Gabrielli, publicada neste domingo (28) pelo Estado...

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir