Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Ex-presidente FHC recebe manifestações de apoio no velório
Ex-presidente FHC recebe manifestações de apoio no velório - FHC
Ex-presidente FHC recebe manifestações de apoio no velório
Foto: Reprodução/Tv Globo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou por volta de 12h20 desta quarta (25) ao velório da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que morreu na noite de terça.

O velório acontece na Sala São Paulo, na região central da cidade. O local é um espaço destinado a concertos de música erudita na região central da cidade.

Logo que chegou, Fernando Henrique, bastante emocionado, se dirigiu ao caixão onde está o corpo da ex-primeira dama e passou a mão sobre a cabeça da mulher. Em seguida, passou a receber abraços das pessoas que estavam no local, entre as quais empresários, artistas e políticos.

No velório, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ligações do ex-presidente dos EUA Bill Clinton e de sua mulher e ex-pré-candidata à presidência do país Hillary Clinton e do rei Juan Carlos, da Espanha. Entre as personalidades brasileiras, dom Cláudio Hummes, que ligou para Fernando Henrique de Roma, e do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP). As informações são da assessoria de imprensa de FHC.

O velório ficará aberto ao público até as 21h. Depois, o corpo de Ruth Cardoso continua no local durante toda a noite. Segundo a assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso, o enterro será nesta quinta (26), às 10h, no Cemitério da Consolação, em São Paulo. O funeral será no dia seguinte ao velório porque a família espera uma filha do casal, que vive no exterior.

Morte súbita

Aos 77 anos, a mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso morreu em casa, no bairro Higienópolis, na cidade de São Paulo. Nota assinada pelos médicos Arthur Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini, informou que a ex-primeira-dama "faleceu subitamente hoje [terça] às 20h40 em sua residência".

De acordo com a nota, dona Ruth foi submetida na segunda (23) a um cateterismo cardíaco que "revelou doença coronariana de extensão similar à doença já revelada em dois cateterismos anteriores, feitos em 2004 e 2006".

Na nota, os médicos atribuíram a morte a uma "arritmia grave decorrente da doença coronariana".

O professor Leôncio Martins Rodrigues, amigo da família, disse que Ruth Cardoso morreu na companhia de um dos filhos. Segundo ele, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não estava em casa no momento em que a mulher sofreu o infarto. Rodrigues foi ao apartamento da família na noite desta terça e desceu para dar as informações aos jornalistas que se encontravam na portaria.

Além de Rodrigues, estiveram no apartamento da família na noite de terça e madrugada de quarta o governador José Serra (PSDB), a primeira-dama de São Paulo, Mônica Serra, o coordenador das subprefeituras da Prefeitura de São Paulo, Andrea Matarazzo (PSDB), e os ministros do governo FHC Celso Lafer (Relações Exteriores) e José Gregori (Justiça).

PSDB

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, afirmou que as comemorações dos 20 anos de aniversário do partido foram canceladas por conta da morte da ex-primeira-dama.

Os governadores tucanos de São Paulo, José Serra, Minas Gerais, Aécio Neves, e da Paraíba, Cássio Cunha Lima, decretaram luto oficial de três dias nos estados, segundo informaram as assessorias dos governos.

"Nós estamos muito atingidos por isso. Dona Ruth é uma espécie de consenso entre nós pela forma honrada como foi primeira-dama e da forma competente como exerceu funções públicas", afirmou o senador Sérgio Guerra. "Ela era uma pessoa que tinha muito prestígio no partido, muito respeito de todos. Uma pessoa honrada, discreta, uma dessas pessoas que marcam a vida de qualquer país", disse.

De acordo com a blogueira do G1 Cristiana Lôbo, Ruth Cardoso exerceu forte influência sobre o governo do marido. Ela atuava nos bastidores e raramente se pronunciava em público sobre questões de governo
Internações

Dona Ruth realizou exames médicos no Hospital Sírio Libanês na semana passada, onde ficou internada até a manhã desta segunda-feira (23).

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da ex-primeira-dama na segunda-feira, os exames tiveram início na semana passada a pedido do médico cardiologista que a atende.

Ainda segundo a assessoria, Ruth Cardoso havia feito também um cateterismo no Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que descartou a necessidade de intervenção cirúrgica.

Por orientação da família, não havia sido divulgado nenhum dado sobre os motivos da internação ou o quadro clínico da mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Para acompanhar o tratamento da mulher, o ex-presidente não compareceu no domingo (22) à convenção do PSDB em que o partido definiu apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin nas eleições municipais desse ano para a Prefeitura de São Paulo.
Intelectual

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso nasceu em Araraquara (SP) em 19 de setembro de 1930.

Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP). Como professora, lecionou na Universidade do Chile, Berkeley e Columbia, ambas nos Estados Unidos.

Ela estava casada havia 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos. Ruth Cardoso publicou vários livros. Em 1995, durante o mandato do ex-presidente, fundou o programa Comunidade Solidária, de combate à pobreza e à exclusão social.

Ex-presidente FHC recebe manifestações de apoio no velório de Ruth Cardoso
Velório ficará aberto ao público até as 21h na Sala São Paulo.
Mulher de Fernando Henrique Cardoso morreu em casa nesta terça. Playboy Sexy e Paparazzo velório

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir