Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Soldados americanos se retiram de cidades iraquianas
Data � comemorada nas ruas em feriado nacional e teve atentado no norte do pa�s.
Soldados americanos se retiram de cidades iraquianas
Foto: http://www.bbc.co.uk

As tropas americanas se retiraram nesta ter�a-feira de cidades e outros centros urbanos do Iraque, entregando formalmente as tarefas de seguran�a �s for�as iraquianas seis anos depois da invas�o do pa�s.

A retirada est� sendo comemorada pelos iraquianos e primeiro-ministro, Nouri Al-Maliki, declarou esta ter�a-feira um feriado, o Dia Nacional da Soberania. Na capital, Bagd�, foi organizada uma grande festa para marcar a v�spera da retirada, na segunda-feira.

Apesar da retirada das tropas americanas das cidades e centros urbanos, soldados americanos continuar�o atuando junto �s for�as iraquianas, fora dos limites das cidades e prontos para intervir se forem chamados pelas for�as iraquianas.

Comandantes das for�as americanas afirmam que a seguran�a e a estabilidade est�o melhorando no pa�s, e que as for�as iraquianas est�o prontas para assumir as tarefas de seguran�a.

Entretanto, nesta ter�a-feira, um carro-bomba explodiu por volta das 18h (hora local, fim da manh� no Brasil) na cidade de Kirkuk, no norte do pa�s, e as primeiras informa��es indicavam que pelo menos 15 pessoas haviam morrido.

E horas antes do in�cio da retirada, � meia-noite, quatro soldados americanos foram mortos em combate.

Os militares americanos informaram que os quatro soldados serviam em Bagd�, mas n�o deram mais detalhes. Eles morreram devido a "ferimentos relacionados a combate", de acordo com declara��o oficial.

Desafio

A promessa do governo dos Estados Unidos � de que as opera��es de combate lideradas por for�as americanas no pa�s terminem em setembro de 2010, e que todos os soldados se retirem do Iraque at� o final de 2011.

Segundo o analista de assuntos de defesa e seguran�a da BBC Rob Watson, embora a sa�da dos centros urbanos seja importante, a verdadeira retirada das for�as de combate dos Estados Unidos, no ano que vem, ser� um desafio ainda maior.

O sucesso dessa opera��o, segundo Watson, depende dos l�deres pol�ticos iraquianos e de sua capacidade de lidar com os grandes problemas e tens�es no pa�s.

Cerca de 131 mil militares americanos est�o no Iraque e a previs�o � de que pelo menos 128 mil deles permane�am no pa�s at� as elei��es nacionais iraquianas, previstas para janeiro do ano que vem.

Festa

O correspondente da BBC em Bagd� Jim Muir informou que ocorreram concertos de m�sica pop nos parques da capital iraquiana, festas nas ruas e at� mesmo os postos de fiscaliza��o foram enfeitados com flores.

Por outro lado, houve um aumento na seguran�a - todas as licen�as da pol�cia foram canceladas devido ao temor de ataques com bombas.

Segundo Muir, para muitos iraquianos este � um momento de renova��o nacional e quase todos est�o felizes com a retirada dos soldados americanos.

"No entanto h� ansiedade tamb�m, especialmente depois dos recentes ataques com bombas. Eles tinham como alvo �reas xiitas, o tipo de provoca��o que desencadeou uma espiral de viol�ncia sect�ria que quase levou o pa�s � guerra civil h� dois ou tr�s anos atr�s", afirmou o correspondente.

Iraque 'preparado'

O embaixador americano para o Iraque, Christopher Hill, afirmou que, mesmo n�o havendo uma grande redu��o no n�mero de homens dos Estados Unidos no pa�s at� o ano que vem, a retirada das cidades � um "marco".

"Sim, n�s consideramos que o Iraque est� preparado, e o Iraque tamb�m se considera preparado", afirmou.

"N�s passamos muito tempo trabalhando bem pr�ximos aos servi�os de seguran�a iraquianos���eu considero que chegou a hora (da retirada das cidades)."

Hill tamb�m ressaltou que ainda haver� "muitos meios de combate americanos no Iraque nos pr�ximos meses".

"Depois de 30 de junho, mesmo com as for�as de combate americanas fora das cidades e vilas, n�s ainda estaremos no Iraque."

A retirada das cidades acontece dois anos ap�s o grande aumento no n�mero de tropas no pa�s entre fevereiro e junho de 2007, quando o total de soldados americanos no Iraque chegou a 168 mil.

Apesar da diminui��o na viol�ncia, nos �ltimos meses houve novos ataques. Nos �ltimos dez dias, quase 170 pessoas morreram em atentados em Bagd� e Kirkuk.

Soldados americanos se retiram de cidades iraquianas

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir