Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Confiança dos consumidores americanos na economia cai em jun
A confiança dos consumidores americanos na economia piorou em junho e rompeu, ao contrário do esperado pelos analistas
Confiança dos consumidores americanos na economia cai em jun
Foto: http://economico.sapo.pt

Nova York, 30 jun (EFE).- A confiança dos consumidores americanos na economia piorou em junho e rompeu, ao contrário do esperado pelos analistas, dois meses consecutivos de melhoras, informou hoje a entidade The Conference Board.

O índice de confiança elaborado por essa entidade privada de análise caiu este mês para 49,3 pontos, frente aos 54,8 pontos de maio, enquanto os economistas esperavam um índice de 55 pontos, após dois meses de melhoras.

O sub-índice relativo à percepção dos consumidores sobre a situação atual da economia também caiu e ficou em 24,8 pontos, frente aos 29,7 pontos em maio, e o sub-índice relativo a suas expectativas a um prazo de seis meses caiu para 65,5 pontos, frente aos 71,5 pontos do mês anterior.

A diretora do Centro de Pesquisa do Consumidor, Lynn Franco, afirmou que o novo nível em que se situa a confiança dos consumidores implica em que "as condições econômicas, apesar de não serem tão fracas quanto em meses anteriores do ano, continuam, no entanto, frágeis".

"Após meses consecutivos de fortes lucros, a confiança dos consumidores se ressentiu em junho. A percepção dos consumidores sobre a situação atual piorou, em consequência de uma avaliação menos propícia da perspectiva de negócios e do emprego", disse, em comunicado à imprensa.

Franco explicou, que "olhando para frente, as expectativas continuam sugerindo condições menos negativas nos próximos meses, mais que um forte crescimento".

Entre os entrevistados, 20,2% consideram que a situação econômica será pior nos próximos seis meses, comparado aos 18% que opinavam assim no mês passado, e 27,3% prevêm que haverá menos emprego, frente aos 25,6% que tinham essa perspectiva em maio.

A pesquisa de confiança é baseada em uma amostra de 5 mil famílias americanas e em dados recolhidos até 19 de junho.

Confiança dos consumidores americanos na economia cai em junho

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir