Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Empresa compra site de downloads Pirate Bay e planeja novo m
� preciso 'compensar provedores de conte�do', diz Global Gaming Factory. Site condenado por quebra de copyright foi comprado por US$ 7,8 milh�es.
Empresa compra site de downloads Pirate Bay e planeja novo m
Foto: Reprodu��o

A empresa sueca Global Gaming Factory (GGF) anunciou nesta ter�a-feira (30) a aquisi��o do site de downloads Pirate Bay pelo equivalente a US$ 7,8 milh�es. O site de compartilhamento de arquivos via torrent est� entre os 100 mais visitados no mundo e foi condenado, em abril, por quebra de direitos autorais.

Em comunicado, a GGF afirmou que o site precisa de um novo modelo de neg�cios para sobreviver.

"Gostar�amos de introduzir modelos de neg�cios que assegurem o pagamento a provedores de conte�dos e detentores de direitos autorais sobre materiais baixados pelo site", disse Hans Pandeya, diretor-executivo da Global Gaming Factory.

Segundo a empresa, um novo modelo de compartilhamento de arquivos est� a caminho. "Criadores e provedores de conte�do precisam controlar seu material e tamb�m serem pagos por ele. Os usu�rios precisam de downloads mais r�pidos e mais qualidade", diz o comunicado.


Novos rumos

Um comunicado no blog do Pirate Bay comenta a aquisi��o, dizendo que est� sendo vendido por um pre�o abaixo de seu valor e que "dinheiro n�o � o que importa".

"A parte interessante � ter as pessoas certas e com a atitude certa administrando o site. Na internet, o que n�o evolui morre", diz o texto.

O comunicado do Pirate Bay informa que os lucros da venda ser�o destinados a ajudar projetos de liberdade de express�o e abertura na rede.

Empresa compra site de downloads Pirate Bay e planeja novo modelo de neg�cios

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir