Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2009

ICI tem maior nível desde outubro
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) alcançou 93,8 pontos em junho, o maior nível desde outubro do ano passado (104,4 pontos)
ICI tem maior nível desde outubro
Foto: Divulgação/FGV

Rio de Janeiro, 30 jun (EFE).- O Índice de Confiança da Indústria (ICI) alcançou 93,8 pontos em junho, o maior nível desde outubro do ano passado (104,4 pontos), quando o setor começou a sofrer as consequências da crise econômica global, segundo uma pesquisa divulgada hoje.

O ICI subiu 4,8% em comparação com maio (89,5 pontos), quando já tinha crescido 5,3% em relação a abril, segundo a pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador, no entanto, ainda está muito abaixo dos 119,1 pontos registrados em junho do ano passado, antes que a crise econômica se agravasse.

O índice em junho ficou 5,3 pontos abaixo de sua média histórica (99,1 pontos) e 19,1 acima do registrado em dezembro (74,7 pontos), quando alcançou o menor nível em sua história.

De acordo com os analistas da FGV, o resultado de junho confirma as previsões de recuperação da indústria no primeiro trimestre deste ano, embora seja lenta.

A nova pesquisa, que consultou responsáveis por 1.062 indústrias, de diferente tamanhos, em todo o país mostrou que eles estão mais otimistas sobre a perspectiva de seus negócios.

Dos empresários consultados em junho, 34,7% disse esperar uma melhoria dos negócios, contra 25,9% em maio, enquanto 27,4% espera uma piora.

A consulta mostra também que algumas indústrias ainda não começaram a repor seus estoques, que esgotaram rapidamente nos primeiros meses deste ano depois uma paralisação da produção, enquanto outras já começaram a reposição.

Dos consultado, 5,9% indicou ter estoque insuficiente, frente aos 3,3% em maio, enquanto 14,1% disse estar com seu estoque alto, acima dos 12,4% registrado no mês anterior.

ICI tem maior nível desde outubro

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir