Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Na ONU, presidente deposto de Honduras nega tentativa de segundo mandato
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, discursa nesta ter�a-feira (30) na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Na ONU, presidente deposto de Honduras nega tentativa de segundo mandato
Foto: AFP

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, negou nesta ter�a-feira (30) diante da Assembleia Geral da ONU que pretenda tentar um segundo mandato � frente do pa�s centro-americano.

A tentativa do segundo mandato foi o argumento usado pelos militares por congressistas para derrubar Zelaya, em um golpe de estado ocorrido no �ltimo domingo. O poder foi assumido interinamente pelo presidente do Congresso, Roberto Micheletti, que prometeu elei��es para novembro. Mas a comunidade internacional n�o aceitou o novo governo e exige a volta imediata de Zelaya.

O presidente deposto confirmou que pretende voltar ao pa�s na quinta-feira. Ele disse que vai ser acompanhado pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pelo presidente do Equador, Rafael Correa, e pelo secret�rio-geral da Organiza��o dos Estados Americano, Jos� Miguel Insulza.

Ainda n�o estava claro de onde partiria a miss�o de acompanhamento a Zelaya. A log�stica da viagem come�aria a ser definida na tarde de ter�a-feira num encontro de chanceleres em Washington, sede da Organiza��o dos Estados Americanos
Resolu��o da ONU


Mais cedo, em uma resolu��o adotada por aclama��o, a Assembleia pediu que Zelaya seja restitu�do ao poder de forma "imediata e incondicional".

O texto condena o golpe de estado na Rep�blica de Honduras, que, na interpreta��o da ONU, "interrompeu a ordem democr�tica e constitucional".

As Na��es Unidas pediram "a imediata e incondicional restaura��o do governo leg�timo do presidente da rep�blica, Manuel Zelaya, autoridade legalmente estabelecida em Honduras".

A assembleia, que representa os 192 pa�ses-membros da ONU, conclamou os integrantes a n�o reconhecer nenhum governo em Honduras que n�o seja o de Zelaya.

O projeto de resolu��o havia sido apresentado por Venezuela, Bol�via, Cuba, Equador, Nicar�gua, Honduras, El Salvador, Antigua y Barbuda, Guatemala e Rep�blica Dominicana. Depois do acr�scimo de emendas como a que expressa um "decidido respaldo" aos esfor�os de �rg�os como a OEA (Organiza��o dos Estados Americanos), somaram-se Estados Unidos, Canad� e Col�mbia.

Na ONU, presidente deposto de Honduras nega tentativa de segundo mandato
V�tima de golpe, Zelaya confirmou que vai voltar ao pa�s na quinta-feira.
Assembleia Geral exigiu que ele seja reconduzido imediatamente ao poder.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir