Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

PSOL pede cassação de Sarney e Calheiros
O PSOL apresentou hoje formalmente ao Congresso Nacional um pedido de abertura de processo...
PSOL pede cassação de Sarney e Calheiros
Foto: http://bahiapress.com.br

Brasília, 30 jun (EFE).- O PSOL apresentou hoje formalmente ao Congresso Nacional um pedido de abertura de processo de cassação contra o presidente do Senado, José Sarney, e seu antecessor, Renan Calheiros.

Em uma representação apresentado hoje, o PSOL considera Sarney e Calheiros como "responsáveis diretos" dos escândalos denunciados contra o Senado nas últimas semanas, que entre outros, se referem ao uso do cargo para obter benefícios pessoais e para amigos e parentes.

Entre os casos citado pelo PSOL, no pedido que apresentou hoje à Mesa Diretora do Senado, estão nomeações de parentes e amigos próximos de Sarney e Calheiros para cargos administrativos feitos de forma "secreta", pois não foram publicados oficialmente como prevê a lei.

O pedido de julgamento contra os dois será analisado pela Mesa Diretora, que deverá convocar o Conselho de Ética do Senado, formado por quinze parlamentares, responsáveis pelo processo.

Segundo as normas do Senado, a aceitação da solicitação de julgamento contra Sarney obrigaria o presidente a se afastar da instituição, enquanto durar o processo.

Nos últimos dias, vários senadores pediram a Sarney que deixe o cargo, para que o Senado possa retomar sua rotina parlamentar, que esteve quase paralisada por causa das denúncias.

Na semana passada, o senador Pedro Simón (PMDB-RS) fez um duro discurso sobre o assunto e disse que "o melhor" que o presidente do Senado pode fazer é deixar o cargo temporariamente. EFE

PSOL pede cassação de Sarney e Calheiros.

O PSOL apresentou hoje formalmente ao Congresso Nacional um pedido de abertura de processo...

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir