Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

DEM, PSDB, PDT e PSol pedem afastamento de Sarney
O presidente do Senado, Jos� Sarney
DEM, PSDB, PDT e PSol pedem afastamento de Sarney
Foto: Ag�ncia Senado

Severino Motta

BRAS�LIA - O presidente do Senado, Jos� Sarney (MDB-AP), j� conta com quatro partidos pedindo sua licen�a do cargo. DEM, PSDB e PDT fecharam quest�o contr�ria ao mandat�rio do Congresso nesta ter�a-feira, posi��o que foi tomada pelo PSol na segunda-feira. Esses partidos somam 33 senadores, oito a menos que os 41 necess�rios para votar a cassa��o de um mandato.

Apesar da soma, o n�mero n�o � preciso. Isso porque na bancada do DEM, de 14 senadores, pelo menos quatro s�o favor�veis � perman�ncia de Sarney.
No PSDB tamb�m h� defec��es. O vice-presidente do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO) � um dos tucanos que n�o quer o afastamento. Nos bastidores, tem ponderado que a cadeira da presid�ncia estaria "muito quente" neste momento, e que a crise poderia cair em seu colo caso assumisse o cargo.

Por outro lado, a bancada do PMDB, que ap�ia Sarney e tem 19 senadores tamb�m conta com aqueles que querem a cabe�a de Sarney. O exemplo mais not�rio � Pedro Simon (RS), que est� licenciado devido a uma cirurgia no ap�ndice.

Apesar do fogo contra Sarney, o presidente disse, atrav�s de seu porta-voz, que sequer cogita se licenciar do cargo. Senadores do PMDB disseram � reportagem do �ltimo Segundo que o presidente conta com o apoio do Planalto para superar a crise. Tamb�m estaria se espelhando no exemplo de Renan Calheiros (PMDB-AL).

O colega teria dito a Sarney que s� se manteve vivo no Senado pois enfrentou a crise na cadeira de presidente. Caso contr�rio, acredita, teria sido cassado num dos diversos processo que respondeu por quebra de decoro parlamentar.

Mais tarde o PT vai se reunir definir ou n�o o apoio a Sarney. A expectativa � que o partido siga na sustenta��o do peemedebista. Al�m das defesas que Lula fez a Sarney, e da depend�ncia do PMDB para a governabilidade e para o pleito de 2010, a l�der do governo no Congresso, Ideli salvatti (PT-SC) lan�ou nota nesta ter�a-feira recha�ando que a responsabilidade da crise seja imputada a uma s� pessoa.

Dessa forma o grupo de Sarney vislumbra uma correla��o de for�as no Senado, tendo o PT, PMDB, PTB e PR como principal sustenta��o de seu mandato.

DEM, PSDB, PDT e PSol pedem afastamento de Sarney.

O presidente do Senado, Jos� Sarney.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir