Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2009

Procurador-geral de Honduras confirma ordem de captura contra Zelaya
Opositores de Manuel Zalaya participam de um ato em apoio �s For�as Armadas, em Tegucigalpa
Procurador-geral de Honduras confirma ordem de captura contra Zelaya
Foto: AFP

TEGUCIGALPA, Honduras (AFP) � O procurador-geral de Honduras, Luis Alberto Rub�, anunciou nesta ter�a-feira que o presidente deposto Manuel Zelaya ser� detido "imediatamente" ao pisar territ�rio hondure�o, onde � acusado de v�rios crimes, entre eles "trai��o � p�tria" e "usurpa��o de poder".

Rub� falou sobre o assunto em entrevista � imprensa pouco depois de ter sido divulgada a ordem de captura emitida pela ju�za Maritza Arita na noite de segunda-feira.

Segundo Rub�, as autoridades judici�rias passar�o, atrav�s da Interpol, ordem de captura internacional contra Zelaya, que havia anunciado a volta a Tegucigalpa para quinta-feira, em companhia do secret�rio-geral da Organiza��o de Estados Americanos (OEA), Jos� Miguel Insulza, e de v�rios presidentes, entre eles a argentina Cristina Kirchner.

A justi�a hondurenha acusa Zelaya de 18 crimes, entre eles "trai��o � p�tria" e "usurpa��o de poderes", al�m de "abuso de autoridade" e "corrup��o". Zelaya, que defendeu nesta ter�a-feira sua causa na tribuna das Na��es Unidas, foi deposto domingo pelas For�as Armadas, em cumprimento a uma ordem da justi�a apoiada pelo Congresso.

Procurador-geral de Honduras confirma ordem de captura contra Zelaya.

Opositores de Manuel Zalaya participam de um ato em apoio �s For�as Armadas, em Tegucigalpa.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir