Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-07-2009

Obama diz que retirada do Iraque é "passo adiante"
A retirada das tropas americanas das cidades iraquianas completada hoje é "um passo adiante"
Obama diz que retirada do Iraque é
Foto: Nabil al-Jurani/Associated Press

Washington, 30 jun (EFE).- A retirada das tropas americanas das cidades iraquianas completada hoje é "um passo adiante", afirmou hoje o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em um ato na Casa Branca, Obama disse que os EUA continuarão seu apoio ao Governo do premiê iraquiano, Nouri al-Maliki, no processo de reconciliação política e diálogo com a oposição.

Reconheceu que ainda haverá "momentos difíceis" e que a violência continuará, embora tenha ressaltado sua "confiança em que essas forças (em favor da violência) fracassarão e que os que querem levar o Iraque à desunião não prevalecerão".

Horas antes de Obama falar, pelo menos 28 pessoas morreram e 60 ficaram feridas na explosão de um carro bomba em Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá.

O presidente americano afirmou que o dia de hoje é "motivo de celebração", pois se aproxima o momento em que os EUA completarão a retirada de suas tropas de combate - algo previsto para setembro de 2010 - e sua total saída do Iraque, que deve acontecer em finais de 2011.

Obama diz que retirada do Iraque é "passo adiante"

Fonte: EFE
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir