Categoria Economia  Noticia Atualizada em 01-07-2009

Suécia assume presidência da UE
União Europeia Suécia assume a presidência da UE A Suécia assume hoje a presidência rotativa da União Europeia
Suécia assume presidência da UE
Foto: www.rr.pt

União Europeia Suécia assume a presidência da UE A Suécia assume hoje a presidência rotativa da União Europeia. De Estocolmo vão chegar as linhas mestras para os próximos seis meses. A crise e o aquecimento global vão dominar as atenções.

Os rostos da presidência são dois. O do Primeiro-ministro sueco Fredrik Reinfeldt, novo na cena política internacional, e o bem mais conhecido Carl Bildt, ministro dos Negócios Estrangeiros do reino, e ex-chefe do Governo, reconhecido como um dos políticos mais competentes da Suécia.

O Tratado de Lisboa também vai marcar a agenda (com a Irlanda a votar o documento), e Estocolmo já disse que as portas da União estão abertas para as negociações com a Turquia e também com a Croácia.

Estocolmo apoia eleição de Barroso

Com crises políticas sucessivas e um presidente assumidamente eurocéptico, a República Checa exerceu uma presidência de gestão corrente. Estocolmo terá por isso uma missão de partida: restaurar a confiança na máquina comunitária e, para isso, importa-lhe ter um presidente da Comissão Europeia forte.

A Suécia não é um grande país como a França e a Alemanha que podem funcionar como motor do projecto europeu, interessa-lhe ter em Durão Barroso um aliado forte. Daí o apelo e as diligências que está a fazer para que o presidente português possa ser eleito para um segundo mandato já em Julho.

Se a votação em Barroso for adiada para depois do resultado na Irlanda ao Tratado de Lisboa, o presidente da Comissão e o Colégio ficarão numa situação frágil que não ajudará a presidência sueca a lutar contra o problema que mais aflige os europeus neste momento - o desemprego.

Suécia assume presidência da UE.

União Europeia Suécia assume a presidência da UE A Suécia assume hoje a presidência rotativa da União Europeia.

Fonte: www.rr.pt
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir