Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 01-07-2009

Festa comemora adiamento do filtro de Internet chinês
Evento que serviria como protesto acabou virando festa em bar de Pequim. Governo ainda não anunciou uma data para a adoção do Green Dam.
Festa comemora adiamento do filtro de Internet chinês
Foto: Greg Baker/AP

Internautas chineses lotaram um bar da moda em Pequim nesta quarta-feira (1º) para celebrar a suspensão da adoção de um software de filtragem imposto pelo governo e defender a liberdade de expressão no país.

Vestindo camisetas que zombavam do programa Green Dam ("Barragem Verde", em inglês), cerca de 200 moradores da capital chinesa haviam chegado ao bar, pela metade da manhã desta quarta, para comer um tradicional café da manhã chinês, denunciar a censura e preparar uma festa que se estenderia pelo resto do dia.

Originalmente concebida como um boicote à Internet que marcaria o lançamento do filtro, em 1º de julho, o evento teve seu objetivo mudado. Para a alegria de uma geração de jovens chineses, que ao invés de passar 24 horas offline como forma de protesto, comemoravam o que muitos viam como vitória inesperada contra a censura estatal.

"Trata-se de um raro exemplo de adiamento de uma decisão importante do governo na noite anterior à data em que entraria em vigor", disse Ai Weiwei, o artista que organizou o boicote e a festa.

Recuo

Pequim reverteu surpreendentemente a sua decisão, na terça-feira, horas antes da entrada em vigor de uma norma que forçaria todos os computadores novos vendidos no país a trazerem instalado o programa de filtragem.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação anunciou que a adoção da regra seria adiada e não comunicou nova data.

Funcionários do governo chinês informaram que o objetivo do software seria combater a pornografia na Internet. Mas ele foi criticado por ativistas, organizações setoriais e autoridades estrangeiras por ser politicamente intrusivo, tecnicamente deficiente e comercialmente injusto.

Festa comemora adiamento do filtro de Internet chinês

Fonte: G1
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir