Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Gilmar Mendes diz que crise no Senado é 'passageira'
Presidente do STF, Gilmar Mendes, em visita nesta quarta-feira (2) ao presidente do Senado, José Sarney
Gilmar Mendes diz que crise no Senado é 'passageira'
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Robson Bonin

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, se reuniu nesta quinta-feira (2) com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para tratar de projetos do interesse do Judiciário. A crise que recai sobre a Casa acabou entrando na conversa e Mendes afirmou que o presidente fez um relato "sobre a evolução" dos acontecimentos no Senado.

Mendes se recusou a comentar a possível renúncia de Sarney da presidência, mas afirmou que a pressão em torno do presidente deve passar. "As crises políticas no país normalmente são passageiras", afirmou Mendes que, em seguida, avaliou que o Senado não passa por uma crise provocada pelos integrantes da Casa. "É (um crise) institucional em função do modelo político do país", justificou.

O presidente do STF também comentou a demora do Senado em votar as indicações de integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). "Está retardando a formação da composição (dos conselhos). Continuamos trabalhando, mas ajudará muito se o Senado aprovar logo os nomes", declarou Mendes.

Mendes afirmou que o encontro com Sarney não foi agendado em função da crise política. "Esta audiência estava prevista há muito tempo. Conversamos sobre o Judiciário, sobre o pacto republicano e projetos de nosso interesse", explicou o presidente do STF.

Mendes também se recusou a comentar a iniciativa do líder do PSB, senador Antônio Carlos Valadares (SE), que protocolou na Mesa Diretora da Casa, nesta quarta, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restitui a exigência de diploma superior para a profissão de jornalista. "Não vou emitir valor sobre esse assunto", despistou.

Gilmar Mendes diz que crise no Senado é 'passageira'
Presidente do STF foi ao encontro de Sarney nesta quinta.
Presidente do Senado fez um relato da 'evolução' da crise a Mendes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir