Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 02-07-2009

Funeral de Jackson vira outro capítulo de suspense em sua biografia
Memorial improvisado em frente à casa de Michael Jackson, em Los Angeles, Califórnia
Funeral de Jackson vira outro capítulo de suspense em sua biografia
Foto: AFP

LOS ANGELES, EUA (AFP) — O funeral de Michael Jackson se transformou em um novo capítulo de suspense da complexa biografia do rei do pop, entre boatos e informações contraditórias sobre o cantor, do qual o mundo deseja se despedir e sua família não sabe como uma semana depois da morte.
Os Jackson negaram na quarta-feira a celebração de um funeral no excêntrico rancho de Neverland, horas depois da divulgação de um testamento no qual o músico designou a amiga Diana Ross como a tutora alternativa dos três filhos, atualmente sob a guarda temporária de sua mãe madre, Katherine Jackson.

"Ao contrário das informações divulgadas na imprensa, a família Jackson declara oficialmente que no haverá uma exposição (do corpo de Michael) nem pública nem privada em Neverland", o excêntrico rancho do rei do pop, afirma um comunicado publicado pelo escritório de relações públicas Sunshine, Sachs & Associates.

Enquanto a família não anuncia como será a homenagem pública antes do sepultamento do astro, um exército de jornalistas e fãs teve que deixar a área de Neverland, para onde haviam se deslocado na terça-feira para acompanhar o que prometia ser um funeral pomposo no mundo de fantasia construído por Jackson, que via em Peter Pan seu alterego.

Para os admiradores da estrela, que faleceu na quinta-feira passada vítima de uma parada cardíaca aos 50 anos, a decisão significa uma frustração, já que Neverland foi descartada como área sagrada de Jackson, similar a Graceland, onde Elvis Presley foi enterrado em Memphis.

A imprensa afirma agora que as homenagens ao rei do pop podem acontecer no Staples Center, onde o Los Angeles Lakers joga e que tem capacidade para 20.000 pessoas, ou no Coliseu de Los Angeles, principal cenário dos Jogos Olímpicos de 1984. Alguns antecipam que acontecerão no fim de semana e outros apenas na terça-feira, mas nenhum pronunciamento oficial foi feito pelos Jackson.

A confusão sobre o funeral é o último capítulo de uma vida complexa, repleta de extravagâncias e polêmicas que mesmo depois da morte não para de criar surpresas, como a revelação do testamento que redigiu em 2002 e que foi apresentado na Suprema Corte de Los Angeles.

Michael Jackson designou a amiga Diana Ross (65 anos) como a tutora alternativa dos três filhos no caso da mãe, Katherine Jackson (79), falecer ou ficar incapacitada de cuidar de Prince Michael, 12 anos, Paris, 11, e Prince Michael II, de 7 anos.

Outros documentos apresentados com o testamento estimam a fortuna de Jackson em mais de 500 milhões de dólares, apesar das informações publicadas antes da morte do astro destacarem que ele estava muito endividado.

O ídolo do pop, que deixou como testamenteiros o advogado John Branca, o produtor musical John McClain e o contador Barry Siegel, não menciona no documento o pai, Joe Jackson, e omite explicitamente a ex-esposa Debbie Rowe, mãe de seus dois filhos mais velhos.

O documento revela que os bens do rei do pop passarão ao Fundo da Família Michael Jackson (Michael Jackson Family Trust), sem apresentar mais detalhes.

Os últimos acontecimentos sobre o destino da fortuna e o corpo do músico deixaram em segundo plano as especulações sobre o papel dos medicamentos na morte repentina, que levaram a duas autópsias - uma que descartou em um informe prelimiar suspeitas criminais e outra de resultados desconhecidos.

O site de celebridades TMZ.com informou que os investigadores encontraram na mansão de Jackson um remédio potente, o Propofol, um sedativo usado para anestesias gerais, enquanto uma enfermeira que trabalhou alguns meses com o astro afirmou que ele solicitara o remédio Diprivan - uma marca do Propofol - nos últimos meses de su vida.

A única certeza é que a música do ídolo que marcou a década de 1980 retornou ao topo das listas de sucessos nos Estados Unidos após a morte, ocupando nove dos 10 primeiros lugares da lista de álbuns de música pop mais vendidos da revista Billboard.

Funeral de Jackson vira outro capítulo de suspense em sua biografia.

Memorial improvisado em frente à casa de Michael Jackson, em Los Angeles, Califórnia.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir